Neste artigo vamos explorar algumas ideias base sobre como aumentar o tráfego do seu website através de conteúdos – que consiste no processo de pesquisa, criação e promoção dos conteúdos através de diferentes canais.

Estas ideias serão seguidas por apresentação a melhores práticas, que permitirão tirar maior partido dos esforços no marketing de conteúdos.

Maneiras de Aumentar Tráfego do seu site

Como temos analisado ao longo dos vários artigos, existem as maneiras base, que serão os seus pilares de esforços online, para aumentar o seu tráfego e melhorar a conversão.

Estes são:

Blogging

Blogging ainda é (e continuará a ser e a crescer) uma das melhores maneiras que as empresas encontram de atrair tráfego para o website. De relativo baixo custo, e com alto retorno para os custos que apresenta, o seu blog é o pilar base dos seus esforços de marketing online.

A beleza do blogging para as empresas é a maneira como se integra perfeitamente com os seus esforços de SEO/SEM (search engine optimization/search engine marketing). A HubSpot reporta que empresas que mantêm um blog com publicações regulares, possuem 97% mais backlinks que as empresas que não o fazem.

O blog é um dos seus locais online (um ativo digital) onde explora a subida das suas páginas nas SERPs (search engine result page(s). Desta forma, ao estudar as pesquisas que as suas personas fazem, irá através de um blog otimizado para essas pesquisas, aumentar as suas hipóteses de rankear (ter melhores posições nos resultados de pesquisa) para estas, conseguindo assim o tráfego qualificado.

Se o seu blog é mantido regularmente com publicações de conteúdos de alta qualidade e valor para as suas personas, irá começar a aumentar a sua autoridade na indústria e liderança de pensamento perante tanto a indústria, com as suas personas.

No final, com um trabalho consistente de blogging para a sua empresa, irá começar a disfrutar de visitantes mais qualificados ao seu website, ou seja, pessoas com maior probabilidade de se tornarem seus clientes, bem como visitantes regulares e ativos, que partilham e aumentam a perceção da sua marca.

Redes Sociais

A Digicom usa as redes sociais na segunda fase da sua estratégia de Marketing de Conteúdos e serve a função de canal de promoção dos seus conteúdos. Aumentar o alcance das suas publicações é essencial.

A criação é parte essencial, e a qualidade é chave – a promoção deverá contar com cerca de 80% da sua atenção, levando os conteúdos criados ao olhos da sua audiência – principalmente, das suas personas.

As redes sociais contam, como já sabemos, com uma grande adesão, tornando-se assim imperativo que façam parte da sua estratégia.

No entanto, não lhe será compensatório estar presente em tudo o que existe. Deverá na sua estratégia, ao analisar as suas personas, saber onde estas se encontram no mundo das redes sociais. Assim, irá não só otimizar o seu tempo, visto que a gestão das redes é uma atividade que ocupa tempo, como também irá aumentar a probabilidade de chegar a quem realmente precisa de si.

Cada rede é uma rede e necessitam de estratégias e abordagens diferentes. Assim sendo, quando iniciar os seus esforços de conexão com a audiência via redes sociais e promoção dos seus conteúdos, desenhe a sua estratégia para poder melhor monitorizar os seus esforços.

Se for conduzir este trabalho por si, não hesite em usar o guia de “Estratégia nas Redes Sociais”, providenciado gratuitamente pela Digicom para o apoiar:

Imagem de ligação clique para download estratégia de redes sociais

Email Marketing

A construção da sua lista de emails é extremamente importante. As atualizações da Google poderão mexer com as suas posições, mas as pessoas que por vontade própria assinam às suas correspondências eletrónicas (newsletters e emails) são uma parte muito valiosa do seu público.

É a partir desta subscrição deliberada que poderá começar a nutrição, usando automatização de marketing. Se for uma loja online, é com esta lista geral, e outras listas de emails segmentadas, que poderá fazer comunicados de produtos e promoções, que aumentam as suas vendas.

Para saber mais sobre email marketing, visite este artigo sobre o tudo o que precisa saber sobre email marketing.

Pesquisa paga

A pesquisa paga, neste caso abordando o Google Adwords, é uma maneira de conseguir algumas vitórias rápidas. É também uma maneira de conseguir fazer um teste de palavras chave, por um preço relativamente baixo.

Para saber como funciona o Google Adwords, poderá visitar este artigo que abordar a temática de como começar com Google Adwords.

É um complemento dos seus esforços de SEO. Como o SEO é uma estratégia que por norma lhe produz resultados a médio e longo prazo, se procura resultados a curto prazo, poderá apostar em Adwords numa fase inicial.

No entanto, é importante denotar que os seus esforços em AdWords deverão estar a ser colmatados com SEO (pesquisa orgânica) de forma a minimizar os seus custos.

Landing Pages

Em português “páginas de aterragem”, são o local onde os seus visitantes ‘aterram’. Ou seja, terão que ser página idealmente otimizadas para a conversão destes visitantes em leads – ou em compras.

Possuem características especificas que potenciam esta conversão, e poderá aprender sobre elas neste artigo sobre landing pages.

4 Maneiras de Aumentar o seu Tráfego com Conteúdos

Existem três bases principais de preocupação que as empresas têm com os seus websites – gerar leads, fazer vendas e – tráfego! O tráfego é sem dúvida uma das principais, dado ser um jogo de números – mais tráfego, mais leads, mais vendas que eventualmente surgem.

Qualquer empreendedor no mundo digital sabe isto, bem como qualquer profissional com a responsabilidade de providenciar crescimento online às empresas.

Existem muitas táticas e métodos que poderá explorar, pelo que o marketing de conteúdos será a sua melhor aposta, como vários profissionais denotam.

Sabendo isto, e com o seu interesse aguçado, vamos então ver 4 melhores maneiras de aumentar o seu tráfego com marketing de conteúdos.

Nota: Lembre-se que a principal características dos conteúdos, e principalmente do conteúdo ‘para SEO’ é uma escrita natural, de qualidade e que providencia valor às suas personas.

Recursos para Download

Blogs empresariais são excelentes para providenciar um aumento do tráfego, mas uma vez que tenha visitantes no seu website, irá requer providenciar-lhe com algo que poderá ser usado para uma troca de informação (em especifico, contactos). É aqui que os recursos para download entram em jogo.

Este tipo de conteúdos assume muitos formatos, e providencia imenso valor. Algumas formas mais populares incluem:

  • Workbooks
  • Webinars
  • Gravações de Audio
  • Templates
  • Treino em forma de vídeos
  • eBooks
Lista de diferentes tipos de conteúdos para marketing de conteúdos
Lista – Tipos de Conteúdos por Categoria. De entreter a educar, os conteúdos servem diferentes propósitos para a sua empresa.

Para além de o posicionar como líder de pensamento na sua indústria (alguém que revela grande conhecimento e visão), encoraja visitas repetidas ao seu website de pessoas que querem mais recursos seus. Aumenta também a probabilidade de conseguir tráfego através de referência, a partir de pessoas que gostam dos seus recursos e consequentemente os partilham.

A característica principal desta categoria é, no entanto, a troca de informação. Quanto mais necessária e valiosa a sua oferta, mais informação relevante poderá pedir, tal como, por exemplo:

  • Número de telefone
  • Posição do visitante na empresa
  • Qual a empresa
  • Quantos funcionários
  • Rendimentos anuais da empresa
  • Contacto telefónico

Claro que deverá ajustar o pedido de informação ao valor da sua oferta. O standard de pedido de informação para quase todas as ofertas é o endereço de email, pelo que este aumentará sempre a sua lista de emails, que como já vimos é importante.

Conteúdos Multimédia

O seu blog será um centro de conteúdos que vão muito para além da escrita. Existem outros tipos de conteúdos, tal como vídeo, áudio, fotografia e infografia. Estes conteúdos multimedia, poderão aumentar tanto ou mais o seu tráfego, como o conteúdo escrito.

Agrupamento e Comentários

A criação de conteúdos originais ocupa tempo, e sabemos que nem todos os profissionais tem a capacidade para retirar este tempo (daí muitos deles delegarem esta responsabilidade a empresas como a Digicom). Desta forma, pode utilizar conteúdos externos, abertos ao público, para conseguir tirar algum partido dos conteúdos para o seu negócio.

Isto envolve a agrupar de conteúdos valiosos através de pesquisa e seleção, bem como comentar em conteúdos de outros, no seu blog ou conta nas redes sociais.

Poderá agrupar e comentar qualquer tipo de conteúdos na sua indústria, tais como:

  • Eventos e conferências
  • Notícias
  • Inovações e avanços
  • Disrupções
  • Alterações e novos métodos

Se o seu negócio está em crescimento, e possui novidades constantes, pode reunir as suas novidades e semanalmente agrupá-las num comunicado.

A consistência é chave

Como já referimos em cima, a escrita regular de artigos originais, que estejam cheios de valor e sejam genuinamente úteis, é uma base fundamental da sua estratégia de marketing de conteúdos. A criação e manutenção de um blog aumenta o seu tráfego de muitas maneiras, e a consistência na criação de conteúdos é a chave para o sucesso

Primeiro de tudo, irá colocá-lo na posição de líder de pensamento. Os seus clientes, leads, e audiência aprendem consigo, e aprendem a confiar em si. Com excelentes conteúdos no seu blog, irá conseguir:

  • Tráfego orgânico (de pesquisa) a partir dos esforços de SEO
  • Tráfego de referência, a partir de pessoas que partilham
  • Tráfego direto, de pessoas que acedem a si

Para além disto, aumenta a sua perceção de marca, porque conteúdos originais e úteis irão aumentar as suas probabilidades de partilha, e encorajar visitas repetidas, para que consiga mais tráfego e assim começar a colocar os seus leads no seu funil de vendas!

Conclusão

Tomando este artigo como principio, podemos ver que existem muitas maneiras de aumentar o tráfego no seu website. Todas elas requerem esforços e estratégia, mas são, no entanto, maneiras certas que conseguir tráfego valioso.

Se está na área de venda de serviços, ou até mesmo produtos online, não é como um blog que faz dinheiro por visualizações de página – portanto interessa-lhe usar o marketing de conteúdos para melhor selecionar o tráfego – e assim obter tráfego qualificado, trazendo até ao seu site pessoas que genuinamente precisam de si, ou precisam de comprar algo seu (personas).

Assim sendo, está na altura de começar (se ainda não começou) ou de melhorar os seus esforços de marketing de conteúdos, para que com eles consiga aumentar a sua rentabilidade, liderança de pensamento e perceção de marca.

E a melhor notícia? O mercado português, no que toca a criação de conteúdos úteis, está ainda relativamente inexplorado – mas a cada dia que passa ganha mais tração.

Portanto, se começar hoje, estará na frente pioneira do uso de conteúdos e aumento da presença online através deles, aumentando assim as usas probabilidades de sucesso numa área ainda com pouco concorrência e que traz verdadeiros resultados.