O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é o termo usado para descrever as estratégias e tecnologias usadas pela empresa para a análise de dados da informação do negócio.

BI (Business Intelligence) alavanca softwares e serviços para transformar dados em inteligência que consiga ser colocada em prática para informar as decisões estratégicas da organização e táticas negociais. As ferramentas de Business Intelligence acessam e analisam sets de dados e apresentam descobertas analíticas em relatórios, sumários, painéis de controlo, gráficos, charts e mapas para providenciar aos usuários inteligência detalhada sobre estado do negócio/empresa.

Funções de Business Intelligence

Algumas funções comuns incluídas nas práticas de Business Intelligence estão:

  • Relatórios
  • Processo de Analítica Online
  • Analítica
  • Data mining – minar/mining de dados (data mining é o processo computacional de descoberta de padrões em grandes quantidades de informações, e envolve métodos como machine learning, estatística e sistemas de base de dados)
  • Minar/Mining de processos
  • Processamento de eventos complexos
  • Gestão da performance do negócio
  • Benchmarking
  • Mining de Textos
  • Analítica Preditiva

As tecnologias de BI conseguem suportar e processar grandes quantidades de informação, de forma estruturada ou não estruturada, para a ajuda da identificação, desenvolvimento ou criação de novos oportunidade de negócio estratégicas. Estas tecnologias têm como objetivo a recolha e facilidade de interpretação de big data.

Perceber Business Intelligence

O que é Big Data?

Big data é termo usado para descrever sets de dados que são tão volumosos e complexos que os softwares de processamento de dados tradicionais não conseguem gerir. Existem três dimensões principais no que toca a Big Data:

  • Volume
  • Variedade
  • Velocidade

O termo Big Data é comumente usado para descrever Análise Preditiva, Analítica de Comportamento de Usuário e uma variedade de outros métodos de analítica de dados avançada, implementados com o objetivo de extrair valor a partir dos dados.

BI vs. BA

Business Intelligence, também chamada de analítica descritiva, no sentido de descrição de um estado atual ou passado. Não diz o que fazer, diz o que foi e o que é. Comparando essa explicação de BI com a definição de BA (business analytics – analítica de negócios), um processo assistido por tecnologia pelo qual os softwares analisam dados para prever o que irá acontecer (análise preditiva) ou o que poderá acontecer ao tomar certa abordagem (análise prescritiva). BA é por vezes também chamada de analítica avançada.

Como funciona Business Intelligence

BI oferece as pessoas uma maneira de examinar dados e perceber tendência, derivando disso insights. As ferramentas de Business Intelligence ajudam no fluir dos esforços que as pessoas precisam para pesquisar, juntar e organizar dados para obter informações que precisam para tomar boas decisões de negócios.

Exemplo de um painel de controlo de um software de Business Intelligence:

O que é Business Intelligence

Acessibilidade

Antigamente, as ferramentas de BI estavam mais nas mãos de profissionais de TI. Hoje em dia, BI evolui para uma forma mais intuitiva e amiga do usuário, permitindo que um maior número de usuários ao longo de vários domínios dentro da organização acedam a estas ferramentas.

Esta realidade fez nascer alguma distinção, surgindo assim quase que dois tipos de BI – a tradicional, nas mãos dos profissionais de TI e a moderna, nas mãos de mais elementos da organização, acessível a mais usuários, com sistemas mais ágeis e intuitivos.