Como Construir Uma Marca de Sucesso Pt. I

O título soa apelativo, mas ambos sabemos: construir uma marca de raiz não é tarefa fácil.

«Que aspeto deverá ter?»

«Como deverá fazer as pessoas sentirem-se?»

«Conseguirá tocar o meu público alvo?»

Estas são algumas das questões frequentes que se apresentam quando se depara com a necessidade de interligar os pontos entre o que está a vender e a quem está a tentar chegar, para construir uma marca de sucesso.

Saiba neste artigo como lançar ou otimizar uma identidade forte para o seu negócio.

A Marca

Uma marca não é apenas um nome que se reconhece ou um logo que o irá identificar no mercado.

Uma marca é a maneira como a pessoa o percecionam cada vez que interagem com o seu negócio – tanto as que controla, como as que não controla.

É um pouco como a sua própria personalidade. A sua marca pessoal. Cada um tem um nome, face, um estilo, uma maneira de comunicar, diferentes impressões que deixamos em diferentes pessoas, e o que dizem de nos quando não estamos na sala.

Da mesma forma, as empresas e organizações tem nomes, produtos, logos, cores, fontes e linguagens, bem como reputação a manter que irão torná-las naquilo que elas são e a maneira como são percecionadas.

Nunca irá conseguir criar uma marca sem ser consistente e manter essa mesma consistência à medida que estende essa mesma marca para todas as partes do seu negócio. Mas tudo começa com estabelecer qual vai ser essa consistência e o feeling que pretende evocar.

Construir a Marca

Construir a sua marca pode ser resumido em 7 passos simples:

  • Pesquisar o seu público alvo e a sua competição
  • Escolher o seu foco e personalidade
  • Escolher o seu nome de marca
  • Escrever o seu slogan
  • Escolher o aspeto da marca (cores e fonte)
  • Desenhar o seu logótipo
  • Aplicar a marca em todos os aspetos do seu negocio e evoluir à medida que cresce

Embora consiga revisitar alguns destes passos a medida que ajusta a marca, é importante considerar que cada aspeto acima referido molda a sua identidade de marca.

Perceba o seu Mercado

Antes de começar a tomar decisões sobre a sua marca, precisa de perceber a situação atual do mercado: quem são os seus potenciais clientes e concorrência/competição.

Existem várias formas de o fazer:

  • Vá comprar online e offline e sinta de que maneira os seus potenciais clientes irão procurar e comprar os seus produtos. Esteja familiarizado com a Jornada de Compra
  • Analise as paginas nas redes sociais relevantes ao seu público alvo, ou seja, o que eles gostam e seguem
  • Fale com as pessoas no seu publico alvo e pergunte-lhes que marcas eles compram
  • Deite o olho a caixas de comentários com conversação e discussões sobre os produtos relacionados e recomendações feitas pelo seu público alvo.
  • Faça uma pesquisa Google do seu produto ou serviço e analise a concorrência direta e indireta que aparece.

À medida que pesquisa, vá notando:

– A quem mais facilmente conseguiria vender

– Quem são os seus maiores concorrentes

– Como falam os seus potenciais clientes e do que falam eles

Certifique-se de que fez um trabalho completo neste campo antes de avançar para o campo seguinte.

Definir a Personalidade e Foco da Sua Marca

Encontre o seu foco e deixe-o ser o fio condutor para os outros aspetos da sua marca.

Posicionamento?

Declare o seu posicionamento em uma ou duas frases que revelam como se irá definir no mercado. Isto não necessita de estar exposto ao público, pelo que será usado internamente para o ajudar a responder corretamente às questões que surgem na sua marca.

Tente algo como – Oferecemos [Produto/Serviço] para [Publico Alvo] de forma a [proposta de valor]

Ao contrário de [Produto/Serviço Concorrente], nós [Diferenciação Chave]

A sua proposta única de venda é onde irá competir. E apenas aí. Encontre-a e torne-a parte da mensagem da sua marca.

Da mesma forma, a diferenciação poderá ser feita à volta de uma causa, usando isso como missão que comunica a sua promessa claramente ao mundo.

Associar Palavras à Marca

Olhe para a sua marca como se de uma pessoa se trata-se. Como será ela? Que tipo de personalidade atrairia os seus potenciais clientes?

Use estas questões para o ajudar a encontrar a sua voz nas redes sociais e afunilar no sentido certo todos os seus esforços criativos, tanto escritos como visuais.

Atribua adjetivos à sua marca. Adjetivos que saiba que o seu publico alvo gosta.

Muitos designers de comunicação usam técnica para conseguir apurar a personalidade das marcas, pelo que poderá também usar esta ferramenta para o mesmo efeito.

Mais na Parte II, aqui.


 

Uma breve palavra sobre a Digicom: Estamos todos os dias focados a ajudar negócios a crescer, aumentar o numero de leads, a fechar mais vendas e a providencia apoio aos seus clientes. Somos parceiros de escolha para inúmeros negócios nas áreas de web, marketing, vendas e apoio ao cliente, pelo que queremos ter a oportunidade de fazer o mesmo por si. Desta forma, partilhamos o nosso expertise diariamente pelos nossos canais digitais (e-mail, redes sociais, website) – Se quer estar a par dos melhores conteúdos que o ajudarão a crescer e sustentar o seu negócio, acompanhe-nos aqui.