Introdução

Neste artigo vamos rever o que é a consultoria de marketing, analisando a definição de consultoria aplicada ao marketing. Veremos também o que faz um consultor de marketing, analisando as capacidades que deverá possuir e as responsabilidades que deve cumprir. Vamos dar-lhe também algumas indicações importantes sobre como melhor escolher uma empresa de consultoria de marketing que se adapte às suas necessidades e a importância de recorrer a consultoria de marketing no seu negócio, seja de que tamanho for a sua empresa.

Recorde-se de que as práticas de marketing são inerentes a qualquer negócio independente do tamanho, variando claro no orçamento disponível para os esforços e nas necessidades que este deve cumprir, pelo que se é um empreendedor, a capacidade de levar os produtos ou serviços ao mercado é essencial.

Posto isto podemos então começar a análise do conceito de consultoria de marketing.

O que é consultoria de marketing?

A consultoria de marketing é o nome dado à área de consultoria com especialidade no marketing. A consultoria, definida como a prática profissional de aconselhamento, acompanhamento e desenvolvimento dentro de uma área em particular, aplica-se também à área do marketing. Assim, a consultoria de marketing poder ser definida como a área de prestação de apoio e aconselhamento em marketing por parte de uma entidade a outra.

Serviços de consultoria de marketing e consultores de marketing

O que faz um consultor de marketing

Um consultor de marketing trabalha com empresas para criar e implementar estratégias de marketing. Estas estratégias estão centradas no core do negócio e que produtos e serviços este oferece. Um exemplo de uma estratégia de marketing, é uma estratégia de marketing de conteúdos. Um consultor apoia na criação de um detalhado plano de marketing, determina a mensagem de marketing, e identifica o marketing mix apropriado para levar essa mensagem ao mercado. Irão depois dar continuidade ao plano, e trabalhar para executar e implementar a estratégia de marketing.

É necessária a definição de objetivos, monitorização de resultados, aperfeiçoamento do necessário e garantir que a empresa irá ter os melhores resultados possíveis com os seus esforços de marketing.

Capacidades de um consultor de marketing

Um consultor de marketing deverá possuir excelentes capacidades e conhecimento nas áreas de comportamento do consumidor e processos de marketing. Isto inclui a habilidade de identificar o público alvo e personas de uma empresa, bem como o mercado alvo, bem como a posicionamento do produto ou serviço, oferecendo-o assim de uma maneira que incentiva os consumidores à compra.

Um excelente consultor de marketing deverá manifestar a dose certa de ambos conceitos de pensamento criativo e capacidade analítica. Necessita de possuir a capacidade de produzir conceitos criativos, mas também de monetizar e conseguir resultados com essa criatividade. Diferentes consultores de marketing especializam-se em diferentes áreas de marketing, tais como:

Consultores de marketing a conversar sobre estratégia

Importância da consultoria de marketing para a sua empresa

A consultoria de marketing é comumente praticada pelos consultores com negócios próprios que trabalham de forma independente ou em conjunto com a sua equipa de marketing.

As melhores equipas de consultoria possuem capacidades em marketing, gestão/negócios, vendas, comunicações, psicologia e apoio ao consumidor.

É frequente as empresas necessitarem de recorrer a outsourcing dos seus esforços de marketing. Quando surge esta necessidade, estas empresas procuram por consultores de marketing que trabalham com elas na criação e desenvolvimento de estratégias de marketing.

A opção de outsourcing de marketing continua a ser uma preferência por muitas empresas pois permite-lhes concentrarem-se no desenvolvimento do produto e operações em geral.

Um consultor de marketing irá assim ajudá-lo trazendo capacidades especializadas e expertise em áreas específicas, bem como providenciando uma perspetiva externa, trazendo algo novo e fresco com uma análise à situação em que se encontra.

Um consultor deverá assim ter a capacidade de perceber o seu negócio, as suas necessidades de marketing, necessidades de marketing na sua indústria e perceber os seus objetivos para crescimento. Precisam de conseguir partilhar consigo uma perceção completa do que envolve o caminho até ao cumprimento dos objetivos que está a tentar atingir.

Porque deve recorrer à consultoria de marketing para a sua empresa?

A consultoria de marketing traz várias vantagens à sua empresa, sendo que as duas principais razões pelas quais as empresas tendem a recorrer à consultoria destes serviços são a necessidade de expertise técnico em certas áreas ou a ausência de um departamento interno para um cumprimento rigoroso destas funções.

A sua equipa interna de marketing poderá necessitar de apoio no desenvolvimento das atividades da empresa, e acima disto, a necessidade de uma perspetiva fresca para identificação de erros ou correção de práticas que necessitem revisão é também uma razão forte para recorrer à consultoria de marketing.

Um exemplo prático

A Digicom atua fortemente no campo da consultoria de marketing digital. Esta é a nossa especialização e dominamos os campos necessários para providenciar à sua empresa a criação e implementação de uma presença online forte, que serve o propósito de marketing do seus produtos e serviços e aumento da perceção de marca e reputação online.

Como exemplo de empresa de consultoria em marketing digital, a Digicom possui expertise nas áreas de:

  • Web e eCommerce
  • Marketing Digital / Internet
  • Vendas
  • Apoio ao Cliente
  • Analítica e Dados

E isto envolve os campos de criação de plataformas web, cms, desenvolvimento de blog corporativo, gestão de redes sociais, PPC, SEO, utilização de email marketing, gestão de reputação online, alinhamento de marketing e vendas, gerar de leads, aumento de vendas, captação e medição de dados, e muitos mais.

Como pode ver pela estrutura do nosso blog, um centro de aprendizagem onde espelhamos o nosso expertise em múltiplos campos e o tornamos disponível ao público interessado, temos a capacidade de potenciar profissionais com capacidades no mundo digital, nos campos de web, marketing, vendas e apoio ao cliente.

Somos fortemente carregados pela analítica, porque sabemos que a capacidade de medição é a maior vantagem do marketing digital.

Sendo assim, a Digicom é um exemplo excelente de uma empresa de consultoria de marketing digital que cumpre as suas funções, com capacidades especializadas nas mais diversas áreas que o marketing digital/internet, envolve.

Capacidade de formação na consultoria de marketing

O sentido de equipa e capacidade de trabalho com outros profissionais são também características importantes no campo da consultoria de marketing. Como muitas vezes os consultores trabalham em conjunto com equipas de marketing, é importante que este absorva a essência do trabalho da equipa e dos valores da empresa, para poder criar um projeto que flui sem qualquer problema (ou que seja resolvido quando o problema surge).

A Digicom conta assim com vários profissionais com cursos de formação com excelentes resultados, que não só irão trazer resultados para a sua empresa, mas também capacitar os seus profissionais com informação e conhecimento que os tornarão ainda mais valiosos para a sua empresa.

Conclusão

A consultoria de marketing é um aspeto muito importante na vida das empresas, e isto não é diferente para as empresas de língua portuguesa. Neste artigo vimos o que é a consultoria de marketing, as vantagens que esta lhe traz e porque deve investir nela.

Recorde-se que a qualquer momento poderá falar com um consultor da Digicom que lhe providenciará informação sobre como a nossa consultoria poderá potenciar os seus resultados e alavancar o marketing digital para o seu negócio.