Embora o caminho de muitos empreendedores e profissionais comece solitário, rapidamente se torna um trabalho de equipa. Quer tenha o seu próprio negócio, ou tenha subido de cargo, a qualquer momento mais pessoas irão fazer parte do mesmo barco que você, e irá encontrar-se numa posição de liderança.

Dito isto, embora haja uma associação de ser líder a um cargo de prestígio, nem tudo é um mar de rosas – pelo muito contrário, a sua responsabilidade é agora redobrada, e o seu trabalho passa por motivar, inspirar e liderar um conjunto de pessoas.

Como é previsível, nem tudo correrá suavemente todos os dias e nem todas as pessoas estarão sempre em sintonia e sem problemas. Mas não queremos ser negativos, nem lhe dar razões para evitar estes cargos – Com as atitudes certas, a posição de liderança torna-se mais fácil e mais produtiva. E maior facilidade e produtividade é o que todos queremos!

Dicas para Gestão de Equipas

Portanto, como conseguir ser um bom gestor que demonstra autoridade e liderança, enquanto que ao mesmo tempo mantem o respeito pelos seus colegas? Deixamos aqui algumas dicas para uma gestão eficaz.

Seja exemplar

A sua equipa irá olhar para si como guia e inspiração, portanto é absolutamente essencial que dá um bom exemplo para conseguir obter o respeito da equipa. Se espera que esta seja profissional e que se comprometa ao trabalho, então terá que o fazer também. Certifique-se de que está a fazer o seu trabalho, continue a desenvolver a sua carreira/empresa e apoie a sua equipa a fazê-lo também.

Mantenha boas comunicações

Os empregados querem ser mantidos atualizados sobre novos projetos, objetivos e datas de entrega, portanto é importante que comunique de forma correta com eles e que os informe sobre o que se passa com a sua organização. É também importante que encoraje o feedback e que a sua equipa sente que o poderá abordar com qualquer questão ou problema que queiram resolver, portanto demonstre ao staff que é acessível, e esteja acessível.

Gira os conflitos

Quando existe um conflito no local de trabalho, não deverá ser ignorado. Fechar os olhos leva a uma atmosfera negativa, o que poderá ter implicações negativas na produtividade do seu staff e as comunicações entre a equipa poderão sofrer. Quando um conflito de qualquer natureza surge, é necessário que seja abordado imediatamente, de forma a evitar que progrida.

Construa relações de trabalho positivas

É importante que conheça os membros da sua equipa individualmente, não só a nível profissional, mas a um nível pessoal também. Quando tira algum tempo para perceber melhor quem são as pessoas que estão consigo, o que estão elas a fazer e o que lhes interessa, irá criar um ambiente muito melhor entre a equipa.

Delegue trabalho às pessoas certas

Parte da razão pela qual é importante que estabeleça uma relação com a sua equipa e que passe a conhecer os membros individualmente é para que consiga acessar quais as forças pessoais de cada membro ou seja, o que é que estes são melhores a fazer. Os profissionais têm melhor performance e estão mais envolvidos em papeis onde sentem que estão a empregar as suas melhores capacidades, portanto delegar funções e papeis que se ajustam aos indivíduos terá um impacto significativo na produtividade da equipa.

Dê crédito ao bom trabalho

Não seja daqueles patrões que apenas dão feedback quando têm algo para criticar. Ao providenciar o seu staff com feedback positivo está a construir a confiança deste e a encorajar os membros da equipa para que se envolvam mais no futuro, portanto é vital que reconheça as conquistas e o esforço que a sua equipa está a fazer. Encoraje a criatividade e assegure de que toda a gente está claramente consciente daquilo que é esperado de cada si.

Seja decisivo

Um bom líder precisa de conseguir ser assertivo na sua autoridade e tomar decisões importantes para a equipa. Não existe espaço para hesitações em papeis de liderança, portanto é crucial que se mantenha firme e decida por aquilo que sente ser melhor para o negócio.

Seja real

A sua equipa não espera que seja super-humano, portanto se está a sentir muita pressão e precisa de ajuda, não tenha medo de pedir e se cometer um erro, admita. Ao mostrar o seu lado humano e ao permitir que a sua equipa o conheça um pouco melhor, esta irá sentir-se mais relaxada e confortável ao aproximar-se de si.