Dicas Criação de Conteúdos

Todos nós encarregues de lidar com problemas e encontrar soluções, seja no dia-a-dia, em qualquer profissão, ou em específico para escritores/criativos, lidamos com o desafio do bloqueio inspiracional/criativo. Ao contrário da opinião comum, a inspiração não é divina, e no que toca a conteúdos (para qualquer tipo de blog) a inspiração dá muito trabalho e consegue-se através de métodos e processos!

Crie e mantenha um processo de criação

Porque necessita de um processo para gerar ideias de conteúdos?

Um processo para gerar conteúdos irá permitir-lhe criar um flow de originalidade, alta-qualidade e relevância nas suas ideias de conteúdos.

Existem quatro aspetos importantes a manter em mente para continuamente gerar ideias:

  • Quais são os hábitos de leitura das suas buyer personas?
  • O que está a sua competição a fazer?
  • O que estão as pessoas a perguntar e a responder em sites como o Quora?
  • O que pode aprender dos seus esforços de SEO?

Coloque continuamente estas perguntas aquando do gerar de ideias.

Faça uma lista de cinco ideias para o seu próximo conteúdo – seja em que formato for (um artigo de blog, um guia, um ebook, infografia, etc) cada ideia deve ser educativa e informativa sobre a indústria, não a sua marca.

A maior parte das pessoas não sabe quem você é ou qual sua marca, portanto é necessário atraí-las com conteúdos líder de verdadeiro valor.

Planear uma Estratégia de Conteúdos a Longo Prazo

Porque é o longo prazo no planeamento de conteúdos importante para o seu negócio?

No que se trata de criar conteúdos, deverá manter-se reativo e ágil, tanto quanto pode, para maximizar o seu tempo. Ter um plano irá providenciar a si e à sua equipa com a habilidade de se manter reativa a iniciativas, manter-se organizada, e de forma proativa gerir os conteúdos necessários para as suas atividades de Marketing.

Construir uma framework de criação de conteúdos

Um estratégia de marketing de conteúdos bem sucedida necessita de muito conteúdo para cada buyer persona nas diferentes fases da jornada do consumidor. Quando necessita de criar conteúdos em larga escala, não deverá ter que reinventar a roda a cada criação. Ao invés, devera ter um processo claro e repetível que lhe permite produzir artigos de blog, ebooks, webinar, e muito mais, de maneira eficiente.

Criação de Conteúdos para Blog

O seu blog será um dos principais centros de distribuição de conteúdos. É, em si, um canal onde transmite o seu conhecimento, através de artigos, um tipo de marketing de conteúdos.

No que toca à criação de conteúdos para o seu blog, esta difere da finalidade do blog e dos objetivos que tem para este. Existem diferentes tipos de blogs, e para estes diferentes tipos existem diferentes finalidades, ou seja, se necessita de ideias para gerar conteúdos para o seu blog, necessita de saber qual o principal objetivo dele e para quem está a comunicar.

Tipos de blogs

  • Blog pessoal
  • Blog corporativo
  • Blog profissional
  • Blog de nicho
  • Blog de afiliados

Dicas para criar conteúdos para o seu blog, seja qual for o tipo de blog

Manter a criatividade é um desafio que muitos profissionais travam durante a sua carreira, especialmente claro, quando esta depende de uma grande dose dela. Ficam aqui algumas dicas para que consiga manter a sua criação de conteúdos constante:

  1. Pare o que está a fazer – Se sente que está a forçar a criatividade, se sente que não está a fluir, o melhor que tem a fazer é desligar-se do que está a forçar, parar e respirar fundo. Afaste-se do computador, ou do problema que está a tentar resolver, e faça uma pequena pausa, dê uma caminhada, tome um café. Um estudo da Universidade de Oxford mostra que caminhar aumenta a criatividade em média 60%
  2. Novas experiências – Se necessita de um fluxo de ideias inovadoras e diferentes formas de ver um problema (neste caso, resolver) necessita de sair da bolha onde se encontra e deixar entrar novas ideias em novas circunstâncias, para que consiga ter um prisma mais alargado e um input de novos fluxos de pensamento.
  3. Ler – Como escritores passamos muito tempo a escrever, mas não podemos negligenciar a capacidade de leitura e de adquirir novos conhecimentos. Se está a batalhar para criar novos conteúdos, não se esqueça que uma grande fonte de inspiração pode ser algo já criado ao qual você tem uma resposta a dar, ou forma uma opinião, que por sua vez o irá forçar a pensar e a ter novas ideias
  4. Anotar ideias ao longo do tempo – Se está parado sem saber o que escrever ou criar, dá jeito ter do seu lado um caderno cheio de rascunhos e pensamentos soltos que lhe lembrem de ideias que foi tendo mas que se calhar ignorou porque não achou interessantes o suficiente. Na hora do momento de bloqueio criativo, passar os olhos e voltar a relembrar o que foi pensando é uma excelente maneira de ter sempre uma nova perspetiva ou explorar em maior profundidade um pensamento ‘antigo’.
  5. Escreva à mão – Muitos estudos mostram que escrever manualmente, ou seja, no papel com a caneta, ajuda ao desenvolvimento e estimulação da criatividade. Ter um pequeno livro com uma caneta sempre presente irá ajudá-lo a fluir as ideias manualmente, passando-as da sua cabeça para o mundo real.

Neste artigo temo-nos focado na criação de ideias para blogs, mas os princípios aplicam-se a qualquer pessoa que necessita de se manter criativa. Na Digicom, já falamos sobre a importância da escrita para qualquer profissional, poderá visitar esse artigo muito interessante clicando aqui.

Conclusão

Seja qual for o seu tipo de blog ou a necessidade pela qual precisa de criar conteúdos, estas dicas irão ajudá-lo a manter-se criativo e a explorar o máximo que consegue.

Muita gente pensa na criatividade como inspiração divina, pelo que podemos aferir que a inspiração dá muito trabalho! É um manter constante de pensamento, de invenção e reflexão.

Com um pouco de organização, através de um plano, com um pouco de método para gerar novas ideias, vai lidar muitas menos vezes com os bloqueios criativos e manter um ritmo constante de criação de qualidade.

Deixe a sua opinião

Tem dicas de como se manter criativo? Usa métodos que gostaria de partilhar? A Digicom e a comunidaed que nos rodeia, da qual adoramos que faça parte ou queira fazer, gostaria imenso de ouvir as ideias que tem.

Partilhe a sua opinião connosco!

Contribua para a Digicom!

Gosta de escrever? Tem conhecimento nos campos de marketing, vendas, apoio ao cliente, tecnologia, analítica e dados? Pode contribuir gratuitamente para a Digicom e expor o seu conhecimento à nossa comunidade.

Guest posting blog portugal marketing e vendas digicom escreva o seu artigo imagem CTA