Empresa de Marketing Digital

Uma empresa de marketing digital faz exatamente aquilo que o nome diz: trabalha em marketing digital.

Com capacidades em gestão de projeto, bem como expertise nos softwares que usa, as agências de marketing digital focam-se em promover o seu negócio online, e surgiram pela necessidade do uso destas novas oportunidades para crescimento de negócios nacional e internacionalmente.

Campos como o SEO, publicidade PPC, email marketing, gestão de redes sociais e web design são o core de atuação deste tipo de agências e com estas técnicas incorporadas em projetos estratégicos de desenvolvimento do seu negócio no mundo digital, fazem assim o conjunto de estratégias que irá usar para levar o seu negócio ao público online.

O planeamento estratégico é crucial e a agência de marketing digital por norma está organizada como uma empresa normal, com profissionais administrativos que gerem o negócio em si e profissionais técnicos que desenvolvem os projetos. Em vários casos, a divisão de equipas por um número de clientes é também usual, e pelas boas práticas da indústria, dar aos profissionais de marketing digital dentro de um agência de marketing digita o espaço necessário para que se consigam focar com produtividade nas necessidades de cada cliente que contacta a agência de marketing é essencial para garantir um bom funcionamento e máxima produtividade.

Alguns profissionais dentro destas agências de marketing são:

PROFISSÕES NAS AGÊNCIAS

Uma empresa/agência de marketing digital inclui dentro de si vários profissionais de áreas distintas mas que se interligam. Se funcionarem corretamente, funcionaram sobre um sistema PCU (Ponto de Contacto Único) e terão profissionais que estão ligados à área de marketing digital e que possuem capacidades em gestão de projeto e de clientes, para que tenha sempre alguém a quem colocar questões, rever relatórios, tomar decisões e basicamente contactar sempre que necessitar de alguma informação ou atualização quanto ao seu projeto. Também deverá ser a pessoa que acompanha as sessões de análise e pontos de situação mensais, pelo que deverá ter capacidades de consultoria e análise de dados.

A recolha de dados é um dos fatores mais importantes no marketing digital/internet, pois oferece a possibilidade de medições de virtualmente todos os aspetos relacionados com o trabalho (ver secção Digicom: Métricas & KPIs).

Um encarregado dos sistemas de informação também poderá ser uma função dentro de uma agência de marketing digital capaz. Esta será a pessoa atenta na administração de informações que circulam por redes de computadores, dentro e fora da organização. Desde sistemas de armazenamento até à recuperação de dados, incluindo também o controlo de atualizações e funcionamento correto dos softwares necessários que a agência de marketing digital terá que ter à sua disposição para conduzir projetos de marketing digital com capacidade.

Por norma, é uma pessoa com formação em desenvolvimento de aplicações e business intelligence digital (com análise estratégica para negócios digitais ou com componentes digitais). É assim um jogador valioso na equipa e responsável por partes muito importantes ao funcionamento da agencia de marketing digital, e no caso da Digicom ainda mais, uma agência de Web também.

Os copywriters também estão presentes nas agências, tanto de marketing digital como de marketing tradicional, e o seu trabalho é fundamental – copywriter – traduzido livremente para português pode-se entender como ‘Escritor de Copy’ ou ‘Escritor de Texto’ é será a pessoa responsável pela criação dos conteúdos do seu site e publicidade.

Sabemos que por norma e por fins orçamentais em Portugal existe uma tendência, principalmente pelas PMEs que adjudicarem estes trabalhos a si mesmos, e enquanto que isso não possui nada de errado por si só, no que toca à escrita profissional em p.e. SEO, se não tiver um profissional qualificado com capacidades de desenvolvimento de texto que é realmente bem construído e bem escrito, será difícil ver os resultados que procura.

Um bom copywriter é metade do sucesso de uma campanha de publicidade ou esforços em SEO e uma agência de marketing digital deverá ter em conta este aspeto. Se procura trabalhar com uma agência de marketing digital certifique-se de que encontra bons profissionais de copywriting dentro dela.

Por último temos marketers, que obviamente são pessoas formadas no campo do Marketing, mais especificamente do Marketing Digital e possuem todas as capacidades para desenvolver este tipo de projetos.

NOTAS SOBRE OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL

Fica aqui uma listagem de alguns dos campos de atuação de uma agência de marketing digital:

– SEO

– PPC

Marketing de Conteúdos

Email Marketing

Automatização de Marketing

– Gestão de Reputação

Gestão de Redes Sociais

Criação E Gestão de Blogs

– Otimização de Taxa de Conversão

– Análise de Dados

– Web Design

– Programação

SEO

Analisemos três dos campos mencionados:

SEO

Uma das principais funções de uma agência de marketing digital é o desenvolvimento de projetos em SEO.

SEO significa Search Engine Optimization – traduzido – otimização para motores de pesquisa. O que significa isto? Significa que o seu site será otimizado em termos de texto, estrutura e desenvolvimento para estar de máximo acordo com aquilo que os motores de pesquisa procuram para dar melhor ranking ao seu website. O que significa ranking ao website? Bem, é muito simples se pensar do ponto de vista de por exemplo, a Google.

A Google quer mostrar aos usuários do seu motor de pesquisa os melhores conteúdos possíveis quando estes procuram informação. É assim que a web funciona, acede ao seu browser, pesquisa algo num motor de pesquisa através de palavras (ver keywords), e este mostra-lhe milhares de resultados de websites na web que possuem a informação que procura. Como pode imaginar existem literalmente milhões e milhões de websites na web, pelo que a Google ao longo dos anos refinou o seu processo de seleção para apenas lhe mostrar o conteúdo mais informativo.

E sim, existem critério formulados pela empresa americana para selecionar os websites mais informativos. Portanto, quando está a trabalhar em SEO, está a trabalhar com profissionais que conhecem os critérios de avaliação da Google, e neste caso uma agência de marketing digital que seja parceira da Google é uma boa vantagem, e irá construir o seu site de maneira a que quando a Google passar os algoritmos de indexo, o seu website seja selecionado para ser o primeiro ou dos primeiros a ser mostrado nas páginas de resultado (SERPS).

PPCPPC

O trabalho de SEO é longo e demorado (também providenciada grande ROI, durante muito tempo) e algumas empresas querem ter acesso a resultados mais rapidamente, mesmo que estejam a trabalhar em SEO ao mesmo tempo.

É aqui que o PPC, outro campo de atuação de uma agência de marketing digital, entre em jogo. Rapidamente poderemos apresentar-lhe o sistema de PPC como um sistema de leilão. Faz uma oferta para palavras chave e ser-lhe-á cobrado por quantas pessoas clicarem no seu anúncio.

Por norma estes anúncios estão dispostos logo nas primeiras páginas da Google, pelo que com a etiqueta de mostra ser um anúncio. No entanto, se o seu orçamento de marketing é limitado e gostaria de fazer alvo a palavras chave sem esperar por SEO (ou enquanto o desenvolve) o sistema de publicidade PPC está presenta na Google, no Facebook, etc, e é um bom sistema de publicidade que lhe permite ter resultados com qualquer tipo de orçamento.

Uma agência de marketing digital irá desenvolver a campanhas, escrever o copy, fazer o vídeo ou outro elemento necessário e gerir a campanha por si, dando-lhe entrega dos resultados dessa campanha.

Marketing de Conteúdos

Marketing de Conteúdos

Como falamos em cima, a Google e outros motores de pesquisa, que são responsáveis pelo inicio da maioria das sessões de navegação na web (cerca de 93% de todas as sessões online começam com uma pesquisa num motor de pesquisa, sendo a Google a líder dos motores – cerca de 98%) querem mostrar conteúdos informativos que sejam realmente úteis para os seus usuários – é a reputação do motor que está em risco! Imagine se a Google não lhe conseguisse dar respostas ao que procura.

Bem, no fundo não é a Google que lhe dá as respostas, são os websites que seguem as melhores práticas e produzem os melhores conteúdos com respostas às perguntas que as pessoas colocam online. Desta forma, o marketing de conteúdos é o marketing que se foca na criação de textos, infografias, vídeos, imagens e muitos mais formatos possíveis, para que a sua empresa produza conteúdos que são profissionais e realmente úteis, sobre o seu negócio, as questões que as pessoas tem sobre a sua indústria, práticas, métodos, processos de compras, e tudo mais que consiga imaginar sobre o universo da sua indústria.

O marketing de conteúdos é uma estratégia excelente para apoio a SEO e se está à procura de sucesso duradouro a longo prazo, estas duas técnicas (SEO e Marketing de Conteúdos) devem ser de excelente qualidade na empresa de marketing digital que decidir contratar.

O melhor de tudo isto é que não necessita de contratar ninguém para começar. A melhor maneira de garantir que os seu site tem uma ‘injeção’ de conteúdos regular, com informações úteis é criar um blog para o seu site – este weblogs (web-logs) – entradas categorizadas e calendarizadas na web, popularmente conhecidos como blogs – ficaram conhecidos como blogs empresariais quando as empresas começaram a dar entradas regulares de informação na web de forma a atrair novos potenciais clientes e cumprir com os requisitos web da Google e outros motores de pesquisa.

Com um bom blog na sua empresa não só começará a atrair novos potenciais clientes como também vai ser apreciado e espalhar uma reputação de líder na sua indústria porque providencia a melhor informação e responde a questões frequentes. É uma maneira excelente de começar a construir confiança mesmo antes de o potencial cliente o contactar.

Comece estas práticas por si, e quando estiver pronto para se profissionalizar e maximizar os esforços de SEO, PPC e Marketing de Conteúdos, fale com uma agência de marketing digital – e claro, pode desde o inicio contactar uma agência de marketing digital para o ajudar.

CURIOSO POR SABER MAIS?

Não se esqueça de visitar as páginas de blog da Digicom, bem como o nosso sobre nós para conseguir aceder a mais informações sobre o que faz e como faz uma agência de marketing digital, o que fazem os elementos de uma equipa de marketing digital e como tirar o maior partido do seu projeto!

ANSIOSO POR COMEÇAR UM PROJETO?

Não hesite em contactar a Digicom para dar inicio aos seus projetos de expansão da sua empresa no mundo online. A nossa equipa profissional de copywriters, designers, marketers e gestores de projeto está mais do que preparada para conversar consigo e ficaria feliz por conseguir ajudá-lo a levar a sua empresa até ao potencial máximo que poderá ter no mundo digital.

Ficamos à sua espera!

Aprender marketing digital