O que é um estudo de mercado? Revendo o conceito.

Um estudo de mercado é o recolher e avaliar de dados de clientes, comumente sobre as preferências destes em relação aos produtos ou serviços de um negócio.

Também estuda as características e tendências  de um mercado e o comportamento do consumidor.

Porque deve conduzir estudos de mercado

Um estudo de mercado poderá dar-lhe uma visão holística de que novos tipos de produtos ou serviços poderão dar lucro. Para produtos e serviços já disponíveis, um estudo de mercado pode informar as empresas se estão a satisfazer as necessidades e expectativas dos consumidores.

Ao analisar as respostas a questões específicas, os pequenos negócios podem aprender se precisam de mudar o seu packaging ou melhorar a sua entrega – ou até mesmo se deverão considerar oferecer serviços adicionais.

Um bom estudo de mercado indica-lhe onde estão e quem são os seus clientes. Também lhe dirá a probabilidade e vontade que estes têm para comprar os seus produtos ou usar os seus serviços.

Quando conduz um estudo de mercado, pode usar os resultados tanto para criar um plano de negócios ou um plano de marketing, como para medir o sucesso do seu plano atual.

É por isso que é muito importante perguntar as questões certas, de manear certa, às pessoas certas. Eis algumas bases de como fazer um estudo de mercado, para o ajudar a começar e também a evitar alguns erros comuns.

Tipos de Estudo de Mercado

Faça as seguintes pesquisas no mercado para levantar diferentes dados necessários.

Pesquisa Primária: O objetivo deste tipo de estudo é juntar dados ao analisar as vendas atuais e a eficácia das práticas atuais. Este tipo de estudo também analisar os planos da concorrência, dando-lhe informação sobre os seus competidores.

Inclui:

  • Entrevistas (telefónicas ou face a face)
  • Questionários (online ou correio)
  • Sondagens (online ou correio)
  • Focus groups com uma amostra de potenciais clientes ou clientes, analisando o feedback destes

Algumas questões importantes a perguntar:

  • Que fatores considera aquando do momento de compra deste produto ou serviço?
  • O que mais gosta ou desgosta nos nossos produtos ou serviços atualmente no mercado?
  • Que áreas pensa poderem ser melhoradas?
  • Qual o preço apropriado para este produto ou serviço?

Pesquisa Secundária: O objetivo deste tipo de pesquisa é analisar dados que já foram publicados. Com a pesquisa secundária, poderá identificar os benchmarks estabelecidos da concorrência e identificar segmentos direcionados. Os seus segmentos são as pessoas que caem na sua demografia definida – pessoas que vivem um certo estilo de vida, que demonstram certos padrões de comportamentos ou caem numa faixa etária predeterminada.

Recolher dados

Nenhum pequeno negócio conseguirá sobreviver sem perceber os seus clientes, os seus produtos ou serviços, e o mercado em geral. A concorrência é furtiva, e operar sem conduzir estudos irão dar uma vantagem competitiva à sua concorrência.

Existem duas categorias no recolher de dados: quantitativa e qualitativa.

Quantitativa

Os métodos quantitativos empregam uma análise matemática e requerem um maior tamanho do sample.

Os resultados destes dados mostram-nos diferenças estatísticas significativas. É para a recolha de dados quantitativos que usamos ferramentas de web analytics, que monitorizam o seu website. Esta informação irá ajudá-lo a determinar muitas coisas, tal como de onde vêm os seus leads, quanto tempo estão os visitantes no seu site, e porque página estão a abandonar o seu site.

Qualitativa

Os métodos qualitativos irão ajudá-lo a desenvolver e a aperfeiçoar os seus métodos de estudo quantitativos.

Estes métodos qualitativos ajudam os negócios a definir problemas e comumente usam entrevistas para aprender sobre clientes, opiniões, valores e crenças. Com este tipo de recolha, o tamanho do sample para estudo é usualmente mais pequeno.

Mais alguns tipos de pesquisa:

  • Pesquisa de oportunidade. De vendas, de produto ou mercado;
  • Pesquisa do esforço de vendas. Organizar as vendas, canais de distribuição e publicidade;
  • Pesquisa exploratória. A descoberta de novas tendências;
  • Pesquisa descritiva. Descrever as características de uma situação;
  • Pesquisa de experiência. Testes variantes específicas para determinar o aspeto de um mercado.

Um método de pesquisa para avaliar a satisfação é o Net Promoter Score (NPS). Neste método de pesquisa, os consumidores respondem à pergunta: “Numa escala de 0 a 10, qual a probabilidade de recomendar a nossa empresa/marca a um amigo?

As pessoas que respondem de 9 a 10 são consideradas promotoras, das de 7 a 8 são neutras, e os abaixo de 6 são considerados opositores à marca.

Outra pesquisa de mercado muito comum é fazer um teste de nomenclatura de um novo produto ou serviço, ou seja, a escolha do nome para esse produto ou serviço. Este terá sempre um impacto grande para o negócio e sucesso do produto ou serviço em questão.

Erros comuns a evitar na pesquisa

  1. Usar apenas pesquisa secundária. Contar apenas com os trabalhos de pesquisa publicados por outros não lhe irá permitir ter uma visão holística do que necessita. Pode ser um lugar excelente para começar, mas esta informação recolhida de estudos de terceiros pode até mesmo estar desatualizada. Poderá perder fatores importantes para o seu negócio, se apenas contar com este tipo de pesquisa.
  2. Usar apenas recursos web. Embora muito importante, tente colocar também a sua pesquisa no mundo offline, que poderá dar-lhe acesso a outras formas de estudo.
  3. Entrevistar apenas as pessoas que conhece. A opinião de pessoas próximas ao negócio é importante, pelo que deverá receber as opiniões de clientes reais, e quais as expectativas, desejos, medos ou frustrações destes.

Passos para um estudo de mercado de sucesso

Para iniciar qualquer negócio, ou expandir as áreas de atuação do seu, um estudo de mercado é parte essencial para o sucesso do mesmo.

Estes estudos devem abordar os seguintes tópicos principais:

  • Concorrência (levantamento do estado de saturação/concorrencial do mercado)
  • Barreiras à entrada (obstáculos/barreiras que necessitam de ser derrubados para entrar neste nicho de mercado, investimento necessário para penetrar este mercado/derrubar as barreiras)
  • Mercado-alvo (identificação de um nicho de mercado que tenha potencial de lucro)
  • Necessidades do mercado (quais as necessidades e como será oferecido o produto/serviço para satisfazer essas necessidades)
  • Regulamentação (qual a legislação que governa o mercado, em que medida, e grupos de interesse governamentais e não-governamentais que exercem influência neste mercado)
  • Segmentação (processo de identificar do perfil de grupos de compradores em relação às necessidades/preferências)

Conclusão

Essencial para o sucesso de novas iniciativas e novos negócios, os estudos de mercado são excelentes maneiras de recolha de dados.

Um estudo de mercado bem conduzido irá providenciá-lo com informação excelentes que o ajudarão a direcionar o seu negócio, e a otimizar os seus esforços, bem como na definição das suas campanhas de marketing.