O que é o Google Adwords?

O Google Adwords é o sistema de publicidade da Google, onde os anunciantes fazem licitações em certas keywords de forma a que os seus anunciados apareçam nos resultados de pesquisa da Google. Como os anunciantes têm que pagar pelos cliques, é desta forma que a Google faz dinheiro com as pesquisas.

O Google Adwords funciona?

Dependendo a competitividade da keywords para a qual está a licitar e a relevância da keywords para conversões em leads ou vendas para a sua empresa, o Adwords pode ou não funcionar para o seu negócio. Na maior parte dos casos, o Google Adwords é extremamente eficaz para muitos e diferentes tipos de negócios, desde que não seja desperdiçado dinheiro nas keywords erradas, ou não tenha capacidade de escrever bons anúncios, baixando a CTR (taxa de cliques).

Quanto custa o Google Adwords?

As empresas podem começar a fazer anúncios no Google Adwords através da criação de conta na plataforma.

Como funciona o sistema de licitações no Google Adwords?

A posição do seu anúncio é determinada pelo seu ad rank (maximum bid times quality score). O maior ad rank fica com a primeira posição. O seu CPC (custo por clique) é determinado pelo ad rank do anúncio abaixo de si, dividido pelo seu Quality Score. A única exceção a esta regra é quando você é o único licitador ou o licitador mais baixo no leilão do Adwords; neste caso paga a sua Maximum Bid por clique. O Adwords penaliza fortemente os anunciantes que fazem licitações com scores de qualidade baixos. Por outro lado, os anunciantes com um Quality Score alto pagam menos CPC e tem maiores ad ranks.

Qual a frequência de um leilão na Google?

O leilão acontece biliões de vezes por mês. Os resultados são tais que os usuários do motor de pesquisa encontram anúncios que sejam relevantes para aquilo que eles procuram, os anunciantes ligam-se a potenciais clientes, aos preços mais baixos possíveis e a Google fatura biliões de dólares.

Como funciona o leilão da Google?

Uma vez feito o pedido na Google, o motor de pesquisa processa o pedido e inicia o leilão que irá por sua vez determinar a posição do anúncio e CPC de cada anunciante.

Como entrar no leilão da Google?

Os seus anúncios estarão aprovados para entrarem num leilão a partir do momento em que licita em keywords relevantes ao query de pesquisa do usuário. As suas licitações, score de qualidade, e relevância irão jogar o seu papel na determinação de qualificação para o anúncio ser mostrado nas SERPS.

O que entra no leilão da Google?

Uma vez identificadas as keywords por parte do anunciante, a Google dá entrada no leilão das keywords da sua conta que identifica como mais relevantes com a licitação máxima que especificou bem como os anúncios associados.

O que é CPC?

CPC, custo por clique, é o montante que um anunciante paga de cada vez que alguém clica no seu anúncio AdWords.

Como funciona o CPC?

O seu CPC é determinado pela competição das keywords, a sua licitação máxima, e os seus Quality Scores.

Qual o custo por clique médio no AdWords?

O custo médio por clique no Adwords varia por keyword e indústria, mas anda à volta de $2.32 na network de pesquisa e $0.58 na display network.

O que é o Quality Score?

O Quality Score é a métrica que a Google usa para determinar a relevância e utilidade do anúncio para o usuário, baseado primordialmente no CTR do seu anúncio, e a qualidade da sua landing page. Quanto maior for o seu Quality Score, melhor. Quality Scores altos irão salvar-lhe dinheiro e dar-lhe melhores rankings nos anúncios.

Como determina a Google aquilo que tem a pagar?

Os custos são determinados pela sua licitação máxima, o seu Quality Score, e a competitividade da keyword.

O que é o Ad Rank da Google?

O Google Ad Rank é a posição do anúncio de uma empresa na página do motor de pesquisa, baseado na combinação da licitação máxima da empresa e do Quality Score.

Ad Rank vs. Quality Score

O ad rank é quanto alto na página irá o anuncio ser colocado. O Quality Score, por outro lado, é determinado pela relevância e utilidade providenciada ao usuário e apenas uma porção do processo de posicionamento do anúncio.

O que é posicionamento do anúncio em AdWords?

A posição do anúncio em AdWords refere-se à posição na página de resultados da pesquisa onde o anúncio aparece em relação a todos os outros anúncios nessa mesma página.

O que é o Actual CPC?

O Actual CPC é o montante que um anunciante paga cada vez que um usuário clica no seu anúncio; este número varia dependendo dos outros anunciantes envolvidos no leilão e é sempre mais baixo que o preço de licitação máxima.

Como calcula o AdWords o Actual CPC?

O Actual CPC é calculado através da divisão do ad rank do competidor na posição em baixo (ad rank to hit) pelo quality score mais $.01.

Que outros métodos de licitação existem?

Métodos alternativos de licitação incluem CPM e CPA.

O que é CPM?

Licitação CPM é baseado nas impressões e pode ser usado lado a lado com licitação CPC.

CPC vs. CPM

CPC é o custo para um anunciante baseado no montante de cliques que este recebe, enquanto que um CPM é o custo para um anunciante baseado no número de impressão que o anúncio recolhe. Ambos os métodos podem ser usados simultaneamente.

O que são keywords no AdWords?

As keywords em Adwords são as palavras e frases em que um anunciante licita, esperando que o seu anúncio aparece nas SERPS (search engine results page; páginas de resultados do motor de pesquisa) quando as pessoas procuram no motor de pesquisa por esse produto ou serviço. Por exemplo, se vende calçado online, poderá licitar em palavras como «sapatilhas nike» ou «sapatos de mulher». A pesquisa de keywords é o processo de uso de ferramentas e dados para determinar quais as keywords mais relevantes e mais propícias a levar tráfego para o seu anúncio e para o seu site.

Como funciona a Google Display Network?

A Google Display Network (GDN) é uma rede muito grande de sites que permitem que a Google coloque anúncios neles, e alcança cerca de 90% de todos os usuários online. Os anunciantes reparam que os custos por clique são mais baixos na GDN do que aqueles da rede de pesquisa. E dependendo dos seus métodos de targeting, os CTRs podem ser altos e os CPAs baixos.

O que é um Ad Group em Google AdWords? Como funcionam os Ad Groups?

Um Ad Group contem os seus anúncios AdWords, as suas keywords e as suas landing pages. A Google tende a dar vantagens a anunciantes que criam campanhas AdWords com estruturas bem organizadas de Ad Groups. É importante não colocar TODAS as suas keywords no mesmo ad group, mas sim organizar as suas keywords em temas.

O que é Ad Relevance (relevância do anúncio) em AdWords?

A relevância do anúncio é a medida de relação entre as suas keywords e o seu anúncio, bem como a medida em que as suas keywords combinam com a mensagem do seu anúncio e landing pages. Quanto maior a ad relevancy e keywords relevancy, mais impacto terá na sua CTR e Quality Scores.

Como funciona o Conversion Optimizer da Google?

O Conversion Optimizer em Adwords é uma ferramenta de manipulação da licitação para gerir licitações ao nível das keywords, com o objetivo de tentar conduzir o máximo de conversões dentro do CPA (custo por conversão) específico, de um anunciante.

AdWords vs. SEO

SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para motores de pesquisa) é o método de conseguir boas colocações para as keywords relevantes ao seu negócio, mas de forma orgânica. O AdWords é uma maneira boa de conseguir algumas vitórias rápidas, pelo que se a sua estratégia tem planos a longo prazo, SEO é o investimento a fazer.

Para descobrir mais sobre SEO e como consegue organicamente chegar aos resultados de pesquisa que mais lhe interessam, conseguindo assim mais tráfego para o seu website, e consequentemente mais vendas e mais leads, visite esta página.