Neste artigo vamos ver as bases fundamentais da Google Display Network, incluindo localizações e direcionamento (targeting).

Colocar os seus anúncios num website gigantesco poderá parecer uma tarefa cara e difícil, mas com a Display Network da Google, é mais simples do que pensa.

O que é a Google Display Network (Rede Display Google)?

A Rede Display da Google é uma podera rede com mais de 2 milhões de websites que chegam a 90% dos usuários de toda a Internet, sendo assim uma rede que poderá colocar o seu anúncio publicitário em frente a audiências segmentadas, pelo mundo fora.

Pode chegar a estas audiências de várias maneiras:

  • Durante vídeos
  • Enquanto jogam um jogo no smartphone
  • Quando verificam o email

E mais importante ainda, poderá chegar a estas audiências cedo no ciclo de compra – enquanto ainda estão a pesquisar, ponderar entre opções e até mesmo quando ainda nem sabem que precisam do seu serviço.

Rede Display Google vs. Rede de Pesquisa (Search Network)

A Google possui duas redes de publicidade diferentes: Pesquisa e Display.

A Rede de Pesquisa permite-lhe colocar anúncios no motor de pesquisa da Google, onde poderá chegar a usuários enquanto estes pesquisam por palavras chave específicas e frases. Estes anúncios aparecem junto dos resultados orgânicos das páginas da Google, pelo que marcados com uma etiqueta de anúncio.

A Rede de Display, por outro lado, é um pouco mais passiva. Esta integra os seus anúncios em websites escolhidos cuidadosamente, onde pode chegar a usuários enquanto eles compram, navegam ou leem.

Também lhe permite mostrar anúncios multimédia ao contrário de apenas anúncios de texto – e como 90% de toda a informação processada pelo cérebro é visual, isto poderá ser uma grande vantagem.

O seu anúncio nos motores de pesquisa (Search Network) exemplo:

anúncios rede pesquisa google

Os seus anúncios na Rede Display (exemplo):

anúncios rede display exemplo

Colocação de anúncios na Rede Display

A rede é composta por diferentes «camadas» de websites, e embora tenha uma rede de 2 milhões de websites, o seu anúncio não irá aparecer em todos eles!

Estes websites que compoem a rede são sites como os próprios da Google, tal como YouTube, Blogger, etc: Sites com AdSense, onde os gestores do website podem decidir participar permitindo publicidade nos seus sites, e sites que participem no DoubleClick Ad Exchange, um marketplace de anúncios online.

Embora seja possível correr o seu anúncios em todos estes grupos de websites, não irá ser esta tática que lhe irá trazer o maior ROI (Retorno no Investimento). Para os melhores resultados possíveis, a segmentação é muito importante, portanto escolha com atenção os sites onde o seu anúncio será colocado na rede display.

Para fazer isto, poderá:

  • Escolher os seus domínios à mão – Chamado de «Colocação Gerida», esta característica permite-lhe designar websites, jogos, vídeos e feeds específicos onde quer que o seu anúncio apareça.
  • Deixar a Google escolher por si – Enquanto que um pouco menos controlado, poderá também deixar a Google escolher onde colocar os anúncios por si.

Para fazer isto, simplesmente designa uma palavra chave específica e tópicos específicos que se relacionam com o seu anúncio, e depois a Google escolhe os sites mais relevantes para si.

Este processo requere, obviamente, maior supervisão, tendo que constantemente melhorar e limar as arestas do direcionamento para obter os melhores resultados possíveis.

Direcionamento da Rede Display Google (Targeting)

Escolha a quem quer realmente chegar com opções de targeting detalhadas, para encontrar a audiência certa para a sua mensagem e objetivos de campanha de marketing.

Eis algumas maneiras como pode construir audiências alvo:

  • Por interesse – Aquilo a que a Google chamada de uma audiência por ‘afinidade’, poderá direcionar os anúncios para usuários que têm interesse numa marca, produto ou serviço semelhante ao seu. Escolha nas opções os interesses/tópicos que são relevantes, e a Google irá determinar a quem mostra os anúncios.
  • Por demo – Escolha idade, sexo, estado civil, localização geográfica, tipo de dispositivo e até mesmo se o usuário é pai/mãe ou não. Selecione os atributos que quiser, e consiga realmente chegar ao tipo de audiência que é mais eficaz para a sua marca.
  • Por atividade – Graças a cookies, a Display Network consegue dizer quando os usuários navegam certas páginas, preenchem um formulário, compram um produto, abandonam um carrinho de compra ou completam qualquer outra ação num site. Com uma estratégia chamada ‘remarketing’ poderá voltar a mostrar o seu anúncio a visitantes anteriores – aqueles com genuíno interesse em si – com mensagens direcionadas que os atraem de novo. É uma das estratégias online mais antigas e mais bem-sucedidas.

A Rede Display da Google tem embutidas ferramentas de relatório e de analítica, para que consiga constantemente medir como as suas campanhas estão a resultar – e aperfeiçoá-las à medida. Certifique-se de que monitoriza a performance dos seus anúncios regularmente, e mantenha-se a par de quem tem mostrado interesse nos seus anúncios.

Quanto mais analisar e ajustar, mais bem-sucedida será a sua campanha.

Conclusão

Recorde-se: mesmo que um clique não aconteça imediatamente – os anúncios display na GDN (Google Display Network), ou anúncios em vídeo no YouTube, podem atrair consumidores com interesse no produto ou marca a ter um impacto significativo no seu crescimento.

Historicamente tem sido difícil monitorizar e medir o impacto deste tipo de esforços de marketing.

Com a integração da Google Display Network e Google Analytics, a ‘Assisted Impression Reporting’ (Relatório de Impressão Assistida) irá dar-lhe uma melhor visão sobre a separação entre cliques e impressões (quantas pessoas viram) e uma mais completa visão da jornada do comprador.

Por exemplo, quando um usuário visualiza o seu anúncio na GDN ou visualiza o seu anúncio no YouTube e mais tarde carrega no seu website e se converte, estas interações com a marca poderão agora ser monitorizadas nos Funis Multicanal dos relatórios da Google Analytics.

Ao permitir a GDN Impression Reporting no Google Analytics, as marcas e retalhistas podem agora aprender como ajudam à conversão as impressões em display.

Com o serviço Inbound Core da Digicom, a colocação dos seus anúncios nas redes de pesquisa e display está incluída como parte da sua estratégia. Visite a página do serviço para mais informação sobre como pode levar a sua estratégia de marketing ao próximo nível de resultados.