Introdução

Bem vindo à parte dois do artigo Internet Marketing: 1o Elementos. Para ler a parte um faça-o aqui.

Neste artigo vamos falar da importância de Web Design & Desenvolvimento, Link Building, Conteúdos, Media (Tipos) e a aprendizagem contínua, e a medida em que se relacionam com a sua estratégia de internet marketing.

Iremos falar de melhores práticas, explorar estratégias, ver definições e perceber ligações entre os elementos, de forma a conseguir potenciar a sua estratégia de marketing, para tornar a sua empresa experte em internet marketing e fazê-lo retirar o máximo partido do marketing na internet, para resultados excelentes e contribuir para o crescimento do seu negócio de forma sustentada, profissional e exponencial.

Sem mais atrasos, vamos lá:

Web design & Desenvolvimento

O que é um CMS?

Um Content Management System é um sistema utilizado para organizar ficheiros e outros elementos que sejam considerados conteúdos. É uma aplicação na web, que dá a oportunidade a equipas de fazerem a gestão de diversas partes de um website. Confiar num CMS para a colocação de conteúdos online é uma boa opção, sendo um CMS uma plataforma excelente para esta finalidade, desenhada propositadamente para tal.

O desenvolvimento web

Refere-se às práticas de desenvolver o código, com arranjos contínuos e adaptações às necessidades que vão surgindo

Alguns pontos chave a lembrar de design web em plataformas CMS e Desenvolvimento Web:

  • O design deve ser responsivo, para funcionar em várias plataformas
  • As imagens devem ser otimizadas
  • O site deverá ser otimizado para mobile, em termos de velocidade, p.e.
  • A navegação deve ser fácil e intuitiva
  • Deverá ter CTAs (calls to action) relevantes aos conteúdos do site, de forma a conseguir conversões

Link Building

Como campo da otimização para motores de pesquisa o link building descreve o conjunto de ações praticadas com o objetivo de aumentar o número e qualidade de links para a página web com o objetivo de aumentar os rankings dessa página ou website.

Trata-se do processo de conseguir de conseguir links externos para o seu website. É uma das muitas táticas usadas em SEO.

Como conseguir links?

  • Crie um blog
  • Crie links internos
  • Pergunte a pessoas que conhece com um website que crie um link no site delas para o seu (links externos)
  • Torne fácil conseguirem linká-lo
  • Construa relações de confiança
  • Contribua num blog (guest posting) e coloque links para o seu website

Backlinking

Backlink: é um link que um website tem vindo de outro site. Esta prática tem um impacto grande na proeminência desse site nos motores de pesquisa. É por isto que são considerados muito úteis na melhoria do ranking SEO de um website.

Conteúdos

O que é o Marketing de Conteúdos?

Marketing de conteúdos é um processo de marketing e negócios com foco em criar e distribuir conteúdo relevante, valioso e consistente. Este conteúdo é criado como forma de atrair e reter uma audiência claramente definida e, consequentemente, conduzir a mais vendas e mais clientes (a.k.a. mais lucro, mais vendas).

Quando feito corretamente o marketing de conteúdos ajuda a criar uma relação com a audiência, o que leva a confiança. E se a sua audiência/público confia em si, estarão mais dispostos a fazer negócio consigo quando estiverem prontos para tomar uma decisão de compra.

O seu conteúdo deverá atrair as pessoas certas para o seu website, converter essas pessoas em leads, e nutrir e ajudar essas prospeções a tornarem-se clientes. Mas não acaba aqui – o seu conteúdo deve sempre deleitar os seus clientes, tornando-os em verdadeiros promotores (embaixadores de marca… da sua marca!)

Em resumo, o marketing de conteúdos é a arte de comunicar com as suas prospeções e clientes sem ter que estar seeeeempre a vender-lhes algo.

O Poder de Contar Histórias

Porque precisa o seu negocio de contar histórias?

Toda a gente ama uma história, principalmente uma boa história. Todos nós gostamos de nos sentir parte do grupo, de pertencer, e as histórias criam esta conexão.

Histórias dão-nos uma razão para comunicar e relacionar; histórias são estimulantes e dão-nos algo em que acreditar; histórias fazem-nos sentir melhor, mais esperto, mais seguros, ou até mesmo amados.

Storytelling (a arte de contar histórias) em negócios, é similar. Trata-se de criar alinhamento entre o seu negócio e as suas prospeções e clientes.

Media

A media paga refere-se a esforços de marketing externos que envolvem uma colocação paga. Media paga inclui publicidade PPC, conteúdos de marca, e anúncios em display (display ads). Media paga é um componente essencial para crescer a rentabilidade e perceção de marca para negócios online.

Tipos de Media: Paid, Earned e Owned

Owned Media é um website, blog, ou outra entidade web sobre o seu controlo.

Earned Media é conteúdos que organicamente navega a web baseado na sua popularidade e valor inerente, tal como recomendações e comentários nas redes sociais.

Media Paga (Paid), por outro lado, está mais perto do marketing tradicional, na medida em que paga a terceiros para espalhar a sua mensagem a outros indivíduos.

Aprendizagem contínua

Este elemento refere-se apenas à necessidade de colocar em ação medidas para que se mantenha sempre atualizado. Siga publicações da indústria, esteja atento a profissionais proeminentes e principalmente a novas tecnologias, métodos e técnicas.

Estar atualizado é essencial para continuar a planear e executar táticas de marketing eficazes, que trarão leads e vendas.