Marketing na internet para a indústria do turismo

Olá!

Bem-vindo à publicação de blog da Digicom relativa ao novo eBook «Vantagens de Internet Marketing: TURISMO» onde lhe vamos introduzir aos conceitos de internet marketing para negócios na área do turismo e hospitalidade, leitura que poderá completar com o download do eBook de forma a conseguir ter uma introdução séria e completa sobre porque começar, como começar e as melhores táticas a escolher, para que tenha sucesso desde o inicio.

Vamos lá!

O poder da imagem

O marketing na internet para a indústria do turismo pode ajudá-lo a conectar com os seus clientes, mostrar-lhes o apelo visual do destino que está a tentar vender, e possivelmente dar-lhe mais exposição do que os métodos tradicionais. Use tanto pesquisa paga como orgânica para promover o seu destino, e temos a certeza que verá resultados.

A fotografia é um instrumento de marketing muito eficaz, especialmente em turismo, ao providenciar uma experiência visual muito forte ao consumidor ao mesmo tempo que ajuda a construir uma presença online. Use as suas keywords nos tags das fotografias e descrições de forma a ajudar a estas fotografias aparecem nos resultados dos motores de pesquisa. Contrate um fotografo profissional para tirar fotografias profissionais na sua localização de destino. Explique com clareza aquilo que necessita de transmitir na fotografia, fazendo um bom trabalho em capturar o que mais sente ser o ponto de vendas mais forte do local que está a tentar mostrar aos seus potenciais clientes. Faça upload destas fotografias para os locais mais comuns, como Flickr, e use a área CC, Creative Commons, para permitir que outras pessoas usem as imagens em blogs e artigos. Estará assim a dar mais exposição as fotografias e, consequentemente, aos locais que está a tentar vender.

 

marketing agências de viagens, marketing para hoteis, internet marketing para empresas de turismo, marketing digital indústria turismo

 

Da mesma forma este uso fotográfico poderá ficar reservado para o seu website e o seu blog, para garantir o uso exclusivo, pelo que o uso de uma marca de água na sua fotografia poderá, aquando do uso por terceiros, promover a sua marca.

Ainda nos instrumentos de marketing, o vídeo é extremamente valioso para dar informação aos seus potenciais clientes que lhes beneficiam a eles, focando neles, e não no seu negócio. Se promove um local, mostre a verdadeira essência de um local. Se promover um resort/hotel, não faça apenas um vídeo a falar sobre como incrível o seu resort é. P.e. se está a fazer marketing de um resort na praia, crie um tutorial sobre como fazer o seu próprio gel aloé vera, como treinar e aceder a aulas ou experiencias em mergulho. Algo deste género. No final, link os vídeos ao seu website, blog e coleção fotográfica para distribuir o conteúdo e atrair potenciais clientes, interessados nestas atividades, que poderão vir pratica-las no local que promove e ficar no seu espaço.

Registos em listagens e diretórios

Não se esqueça de registar o seu negócio nas listagens online, tal como Google Maps ou Yahoo Business Listings. Também como Yelp, Trip Advisor, Booking. Todas estas plataformas ajudam-no a ser encontrado por potenciais clientes.

Os conteúdos

Como pode ou não saber, na Digicom focamo-nos muito no poder dos conteúdos para os negócios e como método/técnica de internet marketing.

Aconselhamo-lo a criar grandes quantidades de conteúdos informativos de qualidade, ricos em keywords do seu negocio, e focados no cliente. Crie conteúdos sobre o destino/hotel que está a promover para atrair a atenção para si, defini-lo como expert na sua indústria (como tanto se fala), mas não o faça de maneira direta. Para atrair o cliente, este não quererá numa primeira instancia saber o quão incrível o seu destino/hotel é. Este irá querer ter acesso a conteúdos como «Os 10 lugares must-go no Algarve» ou «Um dia no parque aquático ‘x’: Diversão para todos!» e registe a experiencia das pessoas que visitam locais no seu destino, historias que se passam, culturas locais, tradições, festas típicas… Relacione este artigos linkando-os à sua localização sem estar a publicitar diretamente.

O poder das redes sociais

Crie um Facebook, LinkedIn e Twitter com o nome do seu destino de turistas. Publique links para o seu blog, artigos, fotografias e vídeos. Dê as noticias aos seus seguidores de eventos especiais e promoções ao seu destino, e link artigos interessantes e úteis da sua indústria, e áreas e atividades que os seus seguidores poderão gostar. Ao providenciar informação valiosa a quem o segue, irá garantir que eles continuarão consigo e que a sua audiência cresce. E quanto maior a sua audiência, maior a exposição ao seu resort/local.

O marketing na internet está a transformar muitas indústrias, incluindo a do Turismo

A indústria do Turismo pode ser considerada uma das mais afetadas pelo desenvolvimento digital. As empresas de transporte e a acomodação estiveram e estão na primeira fila do uso de técnicas de marketing na internet nos seus planos de marketing, para interagir com comunidades e garantir que os seus clientes têm a melhor experiencia possível. De forma a conseguir ter uma performance otimizada e ganhar vantagens competitivas, empresas nesta área estão sempre a procura de maneiras novas para chegar a potenciais clientes e personalizar a sua oferta ao seu público alvo.

 

marketing agências de viagens, marketing para hoteis, internet marketing para empresas de turismo, marketing digital indústria turismo

 

Hoje em dia, o consumo digital é muito diferente daquilo que costumava ser, até mesmo há poucos anos atrás. O uso de dispositivos móveis estão, se não já solidificados, a crescer e isto não deixa de afetar a indústria do Turismo. Adicionalmente, é ainda mais disruptivo o uso destes dispositivos para a marcação de voos e quartos de hotel. Este fator contribuiu para o aparecimento de muitas MTAs (Mobile-Only Travel Agencies). Estas empresas oferecem a habilidade de fazer marcações através de apps exclusivas para mobile/tablet. Apesar de estarmos a ver a popularidade de bookings tonight-only, a marcação de serviços completos (full-service) está aí.

Por outro lado, o marketing de experiência também joga neste campo.

Viajar de A a B pode ser uma experiência longa e maçadora. Numa tentativa de tornar a experiência do comprador mais agradável para os viajantes, as linhas aéreas instalaram serviços de entretenimento nos voos que permitem às pessoas ver televisão e filmes, jogar jogos, ouvir radio e fazer chamadas de telemóvel.

Muitas usam sistemas que permitem o uso dos dispositivos móveis dos clientes em emparelhamento com os sistemas de entretenimento, conseguindo no seu tablet aceder a uma libraria de conteúdos, sem fios. A WestJet implementou estas práticas e relata que 75% dos viajantes trazem os seus dispositivos com acesso à web para o voo. Muitos destes desejam continuar a usar os dispositivos enquanto usam o sistema no avião, e visualizam mais conteúdos adicionais.

Podemos assim concluir que o marketing digital/internet, já não são apenas para computadores fixos. Hoje em dia, as pessoas precisam de estar conectadas a toda a hora. Dê-lhes acesso a conteúdos online nos seus próprios dispositivos quando mais elas precisam. Este gesto será apreciado, e as pessoas irão estar muito mais propicias a comprar serviços adicionais quando estão a usar um dispositivo seguro e familiar.

Serviços adicionais no destino

Antes de iniciarem a sua viagem, a maior parte das pessoas pesquisa o local para onde vão. Quando chegam ao destino, a pesquisa pelos melhores locais a visitar continua. O poder do Wi-Fi ajuda os viajantes a usar os seus dispositivos em qualquer lugar, desde o quarto de hotel até ao café e atrações turísticas. Como resultado, planear uma visita torna-se tão fácil como visitar um website com recomendações e reviews e escolher o próximo ponto de destino. De caras com a competição do Airbnb, grandes cadeias de hotéis estão a reconhecer a necessidade de expandir o alcance da sua oferta para entregar ainda mais valor aos seus clientes.

O Hotel indigo, parte do Grupo Intercontinental, está a introduzir serviços que permitem os clientes explorar os locais onde estão, ao oferecer guias. A versão mobile do site permite ao viajantes verem conteúdos disponíveis quando não estão num dos hotéis. Os guias providenciam mapas, informação útil sobre atrações locais e restaurantes, criticas e opiniões de hotéis e uma ferramenta de partilha de fotografias para o Facebook. Muita gente gosta de partilhar onde está, e ter uma boa fotografia à mão pode ser uma boa substituição a ter que tirar uma fotografia com um telemóvel.

Concluindo

Para garantir o sucesso da adaptação destas técnicas e tecnologias no seu negócio de turismo, terá que analisar cuidadosamente as pessoas que interagem e como interagem com o ambiente dos locais onde viajam, e quando viajam. Este insight ajudará a reconhecer as necessidades dos clientes atuais e dar aos viajantes aquilo que eles querem com um efeito ‘uau’ e assegurar vendas repetidas.

Para descobrir as melhores práticas e mais vantagens do uso destas técnicas no seu negócio, faça download do eBook gratuito em baixo:

 


 

Uma breve palavra sobre a Digicom: Estamos todos os dias focados a ajudar negócios a crescer, aumentar o numero de leads, a fechar mais vendas e a providencia apoio aos seus clientes. Somos parceiros de escolha para inúmeros negócios nas áreas de web, marketing, vendas e apoio ao cliente, pelo que queremos ter a oportunidade de fazer o mesmo por si. Desta forma, partilhamos o nosso expertise diariamente pelos nossos canais digitais (e-mail, redes sociais, website) – Se quer estar a par dos melhores conteúdos que o ajudarão a crescer e sustentar o seu negócio, acompanhe-nos aqui.