Este artigo é a segunda parte do tema Mapa das Transformações Digitais. Para ler a Parte I, faça-o aqui.

Um Mapa Estratégico

A visão do futuro digital da empresa deve ser colocada em primeiro lugar – Mas para saber para onde vou, necessito saber onde estou – Uma assessoria do estado atual da empresa é absolutamente necessária.

Entre a visão futura e o estado atual, existirão falhas, e estas devem ser diagnosticadas para poderem ser abordadas.

Com base nestas conclusões, é então possível traçar um mapa de ação baseados nos quatros pilares: Pessoas, Processos, Tecnologias e Conteúdos

Pessoas

Uma experiência de cliente – Irá traduzir-se em compradores leais e maior valor de cliente.

Uma cultura que move pessoas para colocar o cliente no centro da organização – A unificação de canais e formação poderão ser algumas das falhas a colmatar para criar uma verdadeira cultura centrada no cliente.

Fornecedores e canais de vendas devem também estar predispostos a participar na sua visão digital – Colocar em ação programas que permitem a parceiros seguir este caminho é essencial.

Interação personalizada com compradores – A personalização na interação requer um processo contextualizado, tecnologia e conteúdo para ser possível.

Colaboração de vários departamento e funções – Cada função organizada deve estar completamente envolvida e integrada no sistema.

Processos

A eficiência deve ser máxima na organização.

A transformação digital irá tornar o seu negócio mais escalável e rentável.

BI – Avançada Business Intelligence irá permitir-lhe utilizar toda a data estrutura e não-estruturada relevante para conduzir iniciativas focadas no cliente.

Integração de operações – Campanhas de Marketing integradas com workflows organizacionais e data conduzem à integração das operações com o que o mundo real pede.

Campanhas de Marketing Digital – A especulação e compulsação está mais do que nunca longe do Marketing – Com o digital, criar campanhas de Marketing multi-canal, contextualizadas e nascidas de data real.

Análise de Lifecycle do Cliente – Análise das seis fases do lifecycle do cliente digital

Tecnologia e Conteúdo, na parte três aqui.