Marketing de Conteúdos para Contabilistas

O seu negócio de contabilidade é construído pela confiança. Se quer que os seus clientes confiem em si com as suas finanças, precisa de lhes mostrar que a sua firma tem experiência, expertise, e inteligência que lhes irá valer o tempo.

A melhor maneira de fazer isso online é com uma estratégia de marketing de conteúdos. Com artigos de blog bem escritos, publicações, vídeos, gráficos, e outras formas de conteúdo, a sua firma de contabilidade poderá começar ou melhorar a construção de uma reputação com potenciais clientes logo no momento inicial em que estes encontram o seu website.

Existem cinco grandes razões pelas quais deveria usar marketing de conteúdos para a sua firma de contabilidade, e todas elas o ajudarão a crescer o seu negócio:

1 – O Marketing de Conteúdos constrói confiança

Imagine uma marca que tem um website decente, mas nunca o atualiza e já parou de atualizar o blog há anos. Agora imagine outra marca que também possui um website decente, que é atualizado regularmente e oferece conteúdos interessantes na forma de artigos, blogs, e vídeos. Num mercado populado, que marca escolheria?

A primeira marca não está a produzir qualquer tipo de conteúdos, fazendo assim com que a empresa pareça datada, pouco confiável, ou malsucedida. Não consegue construir confiança com potenciais clientes porque não existe nada que sequer tente mostrar que o negócio é confiável. Essa marca também parece desconectada da indústria e ultrapassada pelo tempo. E ninguém quer tornar-se cliente de uma empresa nestas condições (ou que assim aparente!)

A segunda marca é muito mais atraente para potenciais clientes porque está a mostrar-lhes como é ativa, moderna, e um negócio consciente do potencial da tecnologia do séc. XXI.

Os clientes não têm assim que se preocupar sobre se conseguirão ou não contactar a empresa – estes claramente têm uma presença online ativa, portanto a marca é acessível. E provavelmente tem um melhor sistema online de apoio ao cliente. No geral, a marca aparenta uma muito melhor opção para potenciais clientes.

2 – O Marketing de Conteúdos traz-lhe novos clientes

Por falar em potenciais clientes, o marketing de conteúdos poderá ajudá-lo a converter estes potenciais clientes em novos clientes ao dar-lhes informações que estes necessitam para tomar decisões informadas. Também é um fator em jogo na construção de confiança, e é uma maneira fantástica de converter visitantes regulares do seu website em clientes regulares da sua empresa.

A melhor maneira de converter novos clientes com marketing de conteúdos é usar CTAs (calls to action) no final de todos os seus conteúdos. Quer esteja a criar uma publicação no blog, um artigo, vídeo, ou outro conteúdo, poderá adicionar uma frase pequena, chamativa no final para informar o visitante no que fazer a seguir.

O CTA exato que deverá usar está dependente da maneira como a sua firma opera. Se tem as pessoas a criarem as suas próprias contas e a trabalhem consigo indiretamente, será inteligente a convidá-las a criarem estas contas.

Se se especializa em consultoria, é uma boa ideia dizer ao visitante do seu site para lhe enviar um e-mail ou lhe ligar.

Se quer espalhar a palavra sobre a sua marca, poderá dizer-lhes para partilharem o link do site nas redes sociais deles, como o Twitter e Facebook.

Existem outras opções à sua disposição, mas estas são as mais comuns. Usar CTAs na sua estratégia de marketing de conteúdos irá dar-lhe a oportunidade de passivamente gerar leads qualificadas online.

3 – O Marketing de Conteúdos permite-lhe destacar-se

Existem muitos blogs pela internet fora, mas não existem muitos que sejam bons – especialmente em contabilidade. Isto significa que tem uma oportunidade de se destacar num novo campo na sua indústria e aumentar a notoriedade da marca.

Criar todos estes conteúdos significa que conseguirá apelar uma grande variedade de potenciais clientes, e aumentar a sua base de clientes. As pessoas podem encontra-lo por acidente enquanto pesquisa eventos atuais ou questões comuns dentro da contabilidade, e poderá assim chegar a eles com respostas informadas e úteis. Quando essa prospeção tiver a informação que necessita, ela será terá uma maior probabilidade de o escolher a si quando necessitar de contabilidade, porque já a ajudou a responder a questões.

O marketing de conteúdos é também uma grande parte da generalidade do marketing na internet e de otimização em motores de pesquisa (SEO). Quanto mais conteúdos cria, mais oportunidades terá de aumentar a classificação (ranking) das palavras ou frases que os seus potenciais clientes usam para pesquisar a sua indústria (as chamadas keywords). Não esquecendo claro, que o objetivo é qualidade sobre quantidade.

4 – O Marketing de Conteúdos dá-lhe melhor retorno no investimento

Como o marketing de conteúdos anda à volta de escrita, design e gravação daquilo que quer, tem um custo de entrada bastante baixo. Em alguns casos, se quiser começar por si mesmo, o custo é apenas um custo de tempo. E como novos conteúdos atraem novos clientes, isso significa que conseguirá fazer muito dinheiro com um investimento mínimo.

Por exemplo, digamos que subscreve às opções profissionais do WordPress para gerir os conteúdos no seu site. Poderá criar uma página de WordPress que acaba por lhe gerar clientes que gastam 1.000€ na sua firma de contabilidade. Tirando o pequeno fee de subscrição (e o seu tempo), o resto é lucro.