Marketing Digital e na Internet como chave para o sucesso da sua startup

Para além de todas as vantagens de marketing digital citadas em artigos anteriores, existe uma que é relevante ao tópico de estratégias digitais para startups – o custo!

E quando falamos de custo investido em marketing, não falamos só do montante numerário na troca comercial – falamos do retorno no investimento que este providencia.

O marketing online é um tipo de marketing que se adapta muito bem às necessidades primárias de uma startup. A necessidade de dar os primeiros passos em perceção de marca, e mais ainda, o chegar ao público alvo do produto ou serviço, é facilmente colmatada adotando estratégias de marketing digital.

No que toca aos métodos em si, falamos dos que comumente são abordados em marketing digital – seo, email marketing, conteúdos e outros afins – pelo que não é só a inovação de técnicas que adapta o marketing digital à startup. É a maneira como são abordadas estas técnicas.

Email Marketing

O email marketing ainda é das técnicas que mais retorno no investimento gera para os negócios.

O nosso lado preferido desta técnica? A sustentabilidade.

Com a criação de uma lista dedicada de contactos que estão dispostos a receber as suas comunicações, tem uma grande vantagem do seu lado, especialmente aplicado ao e-commerce e negócios digitais, pelo que se aplica a qualquer negócio em inicio de vida.

Serão os seus primeiros contactos e na lista estarão talvez alguns dos seus primeiros embaixadores de marca.

Marketing nas Redes Sociais

Já escrevemos extensivamente sobre marketing nas redes sociais. No entanto, podemos voltar a referir que estas se tornaram uma ferramenta de marketing poderosa na última década.

O aumento da exposição é muito atrativo nas redes sociais, devido à quantidade de pessoas que estas possuem. No entanto, conteúdo envolvente e atrativo é necessário para chamar à atenção, bem como um bom estudo do público alvo que se encontra nas redes sociais, e a melhor maneira de as usar (cada rede é uma rede).

Alguns benefícios do marketing nas redes sociais:

  • Aumenta a exposição e o tráfego
  • Desenvolve fidelização/lealdade dos clientes
  • Melhora os rankings nos motores de pesquisa e gera leads (importante para B2B ou negócios com tempo de vendas mais longo)
  • Aumenta as vendas

Marketing PPC (Google AdWords)

A ferramenta da Google para publicidade continua a ser uma das maiores apostas para novos negócios conseguirem algumas vitórias rápidas – desde vendas a tráfego no website.

Um dos maiores benefícios de PPC é o custo e o retorno no investimento. O sistema PPC é aplicado em várias formas de publicidade digital, sendo também possível aplicá-lo nas redes sociais, pelo que neste campo estamos apenas a abordar AdWords.

Para ler em detalhe sobre PPC faça-o aqui. Para ler em detalhe sobre a Google AdWords, faça-o aqui.

SEO – Otimização para Motores de Pesquisa

Mais técnico do que os métodos acima referidos, o SEO não perde, no entanto, um lugar sagrado na nossa lista de estratégias de marketing para startups.

O seu novo negócio poderá beneficiar muito desta tática a longo prazo e se vende diretamente do seu site, é absolutamente essencial (não pode não praticar SEO).

Mas mesmo que não venda diretamente, o seu site pode-se tornar numa plataforma (e deverá tornar-se) de conversão de visitantes em leads, as quais poderá mais nutrir posteriormente ao recolher dados de contacto.

Para uma descrição detalhada sobre o que é SEO, leia sobre esta técnica aqui.

Influenciadores

Influenciadores são pessoas de relevância perante o público alvo que você partilha com eles. Existem influenciadores em praticamente todas as áreas e estar junto deles é uma maneira de conseguir com que partilhem a audiência consigo, aumentando a perceção da sua marca.

Algumas vantagens do marketing de influenciadores:

  • A maior parte dos clientes e potenciais clientes são já imunes a canais de marketing tradicionais
  • Marketing de influência é menos dispendioso do que outras estratégias promocionais
  • Marketing de influência é fácil de implementar
  • Os potenciais clientes irão envolver-se com a sua marca devido à autenticidade dos influenciadores.

No início será certamente difícil, para a maior parte dos negócios, conseguir grandes influenciadores, pelo que se deve concentrar em micro influências perante o seu público alvo.

Saiba mais sobre marketing através de influenciadores, aqui.

Marketing de Conteúdos

Quer esteja no domínio de B2B ou B2C, o marketing de conteúdos é das áreas de marketing com maior crescimento e popularizada em todo o mundo.

O marketing de conteúdo é extremamente eficaz. Porquê? Porque quando adota uma estratégia de conteúdos para seguir as diferentes fases da jornada do comprador (processo de compra), cria conteúdos úteis que chegam ao seu público alvo quando eles procuram por si e se não necessariamente pela procura, chega a eles com valor que lhes resolvem problemas. Isto aumenta a confiança e leva à conversão de potencial a cliente.

Para descobrir mais marketing de conteúdos visite este artigo. Para criar a sua estratégia de marketing de conteúdos, visite este artigo.

Quando adota marketing de conteúdos na sua startup, irá:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca
  • Construir relações duradouras com os clientes
  • Aumentar a perceção de marca e reconhecimento de marca
  • Construir credibilidade e autoridade
  • Criar liderança de pensamento

Melhor ainda, todos os esforços de marketing de conteúdos andam de mão dada com SEO e SMO. Irá ter conteúdos para colocar no seu blog, suportar os seus esforços de domínio de palavras chave, e possibilidade de partilha nas redes sociais.

Conclusão

Se está a ponderar marketing para a sua startup, o marketing digital enquadra-se perfeitamente com os seus esforços. Irá ficar surpreso no quão acessível, com um pouco de aprendizagem, conseguirá dominar alguns aspetos base e potenciar o marketing da sua startup.

Poderá iniciar os esforços por si, pelo que se quer obter resultados desde o inicio, um parceiro de marketing digital poder ser a sua solução. Existem muitas empresas que estão em controlo das técnicas acima mencionadas e que o poderão ajudar com marketing digital. A Digicom é uma delas, e poderá aprender mais sobre nós, aqui.