O marketing digital é um ecossistema de técnicas e estratégias. Na Digicom falamos muito sobre marketing de conteúdos, mas os conteúdos úteis e valiosos são uma parte integrante da categoria maior: Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é a divulgação e exposição dos produtos através do uso de meios digitais. Falamos de marketing digital quando são usados meios digitais para finalidades de marketing. Este tipo de marketing apresenta muitas vantagens em relação ao marketing tradicional, e conta com muitos canais de marketing.

O marketing digital difere do marketing na internet, no sentido em que o marketing na internet descreve táticas de marketing que necessitam de uma ligação à Internet para serem conduzidas. O marketing digital também funciona offline, como por exemplo no desenvolvimento de uma aplicação digital para smartphone que funciona numa plataforma digital, pelo que poderá não necessariamente precisar de uma ligação à internet para finalidades de marketing.

O essencial de marketing digital, como redes sociais, website, experiência digital, planeamento de marketing

Perceber o ecossistema de Marketing na Internet:

O ecossistema de marketing na internet como integrado no marketing digital

Vantagens do Marketing Digital

Métricas

Uma das maiores vantagens que o marketing digital apresenta em comparação com o marketing tradicional é a capacidade de medição. Ou seja, isto significa que virtualmente todos os aspetos da sua campanha poderão ser medidos e monitorizados. Falamos de coisas como quantas pessoas viram o meu anúncio, quantas pessoas interagiram com o meu anúncio ou o meu conteúdo, e métricas relacionadas. Se gostaria de aceder a uma lista de métricas & kpis (key performance indicators) relacionados com o mundo digital, a Digicom disponibilizou no seu website uma lista completa. Visite aqui.

Interatividade

A interatividade inerente a maior parte dos canais digitais de marketing digital continua a ser uma atração grande, e uma grande vantagem, para as empresas que apostam em técnicas de marketing digitais. Para além de conseguir enviar as suas mensagens de marketing, consegue muito mais facilmente obter feedback delas, ou seja, o marketing digital é uma forma de marketing com comunicação dual, em que o emissor e o recetor interagem.

Segmentação

A capacidade de segmentar é uma vantagem do marketing digital que atrai muitas pessoas. Sabemos que quanto mais segmentada e personalizada uma mensagem for, mais probabilidade tem de impactar o público a quem se destina (ou no caso do seu conteúdo, a sua buyer persona). Da mesma forma, chegar ao seu público é muito mais fácil. Pondo isto, podemos ver que com o marketing digital terá uma maior capacidade de chegar ao seu público com a mensagem certa – se considera isto importante para o seu negócio, o marketing digital é para si.

Canais de Marketing Digital

O conteúdo será o seu combustível e os canais serão o seu veículo para chegar a quem precisa de si e dos seus produtos ou negócios. Existe uma variedade de canais digitais e cada um cumpre a sua função.

Lista de canais de marketing:

Website

O seu website é a peça principal da sua estratégia de marketing. Requer muita atenção e cuidado, sendo que será a principal fonte de conversões e informação.

O seu website deve ser informativo, possuir uma estratégia, ser tecnicamente correto (ou seja, com bom código) e estar sempre operacional e com bom uptime (online) para que consiga ser sempre acedido.

Blog

O blog é um dos ativos principais e mais importantes de uma estratégia de marketing digital. Uma das maiores vantagens do uso de um blog é o controlo que este oferece, ou seja, é a sua plataforma, o seu lugar na internet para partilhar de conteúdos – pode mudar o layout, tem controlo sobre o nome, tem controlo sobre os aspetos mais importantes.

Um blog é fundamental para uma estratégia de SEO também.

Algumas vantagens que um blog oferece:

  • Interagir com clientes atuais e potenciais de forma direta, informal e sem pressão.
  • Comunica as suas forças
  • Acrescenta valor
  • Resolver problemas aos seus clientes e potenciais clientes, com ajuda em formato de texto (ou outra media que escolha)
  • Humaniza e dá vida à sua empresa/marca
  • Custos baixos
  • Com organização, é de fácil manutenção
  • Apoio a SEO
  • Aumenta interação, gera leads

Media Paga

A media paga refere-se aos esforços de marketing que requerem um custo para colocação de um anúncio (ou outro formato). Aquando do momento de transição de tradicional para digital, o conceito de pagar por publicidade também foi passado. A media paga online é uma maneira de publicidade que não tem nada de errado e que pode funcionar muito bem nos esforços de marketing digital.

Exemplos de media paga:

  • Anúncios no Facebook, Instagram, outras redes sociais
  • Google Adwords – anúncio no motor de pesquisa da Google

Formas como paga por media paga:

  • CPM – Custo por mil
  • CPC – Custo por clique
  • CPA – Custo por ação

Email

O email marketing é uma componente muito forte do marketing digital, e está presente desde o inicio, com a criação do email. É uma forma de marketing digital que apesar de já mais antiga, continua em crescimento e produz resultados excelentes para o seu negócio.

A criação de uma lista de emails ainda é um dos ativos digitais mais importantes e com maior impacto nos esforços de marketing digital. Para saber mais em detalhe sobre email marketing, visite este artigo da Digicom.

Redes Sociais

As redes sociais fazem parte do marketing digital e cumprem um papel muito próprio para as empresas. Permitem-lhe uma interação mais descontraída e interativa com o seu público, atuais clientes e potenciais clientes, e podem também ser um canal de apoio ao cliente, aceitando e respondendo a questões.

São também um excelente canal para partilhar os seus conteúdos, seja de blog ou outros formatos, e existem várias estratégias que pode abordar para as redes sociais no seu negócio.

Para saber mais sobre este canal de marketing digital, visite este artigo da Digicom.

Meios Visuais/Multimédia

O uso de meios visuais interativos são uma excelente prática para a interação com o seu público e aumentar a perceção da sua marca. Isto inclui o uso de vídeo, imagem e som para criar mensagens de marketing que impactam a sua audiência.

Marketing de Pesquisa / SEO Otimização para Motores de Pesquisa

O Marketing de Pesquisa (SEM – Search Engine Marketing) envolve a promoção e uso de meios para publicitar um website de forma a que este obtenha melhores resultados nas páginas de resultados dos motores de pesquisa (SERPs). Incorpora estratégias como SEO.

SEO – Otimização para Motores de Pesquisa

A otimização para motores de pesquisa consiste na otimização interna do seu website para que este cumpra melhor com os requisitos dos motores de pesquisa, de forma a conseguir organicamente melhores resultados nas páginas de resultados destes, o que resulta em maiores volumes de tráfego para o site. Esta técnica é muito interessante para o seu negócio porque esse mesmo tráfego pode ser convertido em leads ou vendas.

Métricas de Marketing Digital

Como falamos no inicio, o marketing digital tem como grande vantagem principal o uso de métricas. Isto significa que é totalmente focado em resultados, onde o controlo é essencial para tomar decisões estratégicas e avaliar a performance.

Use as métricas para medir o seu crescimento, e a sua interação com o público. Pode também medir o crescimento e tipo de público que tem, e se está a chegar ao público que quer. Controle também o aspeto financeiro, com métricas como ROI (retorno no investimento) e CAC (custo de aquisição do cliente).

Algumas ferramentas para medir o sucesso do marketing digital:

  • Facebook Insights – controle a analítica dos seus esforços de marketing no Facebook.
  • Google Analytics – umas das melhores ferramentas para integrar no seu website e medir os resultados dos seus esforços.
  • SEMRush – essencial para esforços de SEO, o SEMRush dá-lhe a analítica que precisa para os seus esforços de marketing de pesquisa.

Conclusão

Como pode ver, o marketing digital é um todo de técnicas e estratégia, todas relacionadas e que se auto ajudam, trazendo muitas vantagens para a sua empresa.
Hoje em dia é absolutamente essencial ter esse lado do marketing no seu negócio, especialmente se faz algum esforço maior para vender online.

O marketing digital tem grande foco em tráfego e conversão, e no marketing digital é muito popular o uso de técnicas inbound.

Se gostaria de falar com um especialista sobre como melhor começar estas práticas para crescer o seu negócio online, clique no banner em baixo, veja o serviço e contacte um profissional da Digicom, sem compromisso nenhum, que ele vai ajudá-lo com dicas para marketing digital no seu negócio.

marketing digital inbound core digicom