O que é Marketing Indireto?

O Marketing Indireto é o tipo de marketing que envolve a promoção e publicidade não direta de um produto ou serviço, mas que torna as pessoas conscientes da existência deste. Práticas comuns de Marketing Indireto são patrocínios ou colocação de produtos («product placement»).

O marketing indireto é um tipo de marketing que permite aos negócios colocarem os seus produtos, serviços ou ideias sem o uso de um método apropriado ou marketing direto/publicidade. O objetivo principal por detrás do marketing indireto é evitar a publicidade direta ao produto ou serviço, chamando à atenção do mercado de maneira mais subtil. Por norma, os métodos de marketing indireto servem a função de construção de perceção de marca e reconhecimento da mesma, ao invés de venda direta.

O marketing indireto está mais diretamente alinhado com esforços a longo prazo, e aos conceitos de branding, responsabilidade social, sustentabilidade, processos e a orientação para clientes, a longo prazo.

Exemplos de Marketing Indireto

A colocação de produtos em atividades que envolvem o interesse do público alvo é um bom exemplo de marketing indireto. O não suscitar direto da compra do produto, através de comumente um canal que não na posse da empresa que pratica o marketing, serve funções de criação de perceção de marca e associação. A colocação de produtos em p.e. programas televisivos que se insiram num contexto desportivo, cria a associação da marca ao conceito do programa, e neste caso, ao desporto. Um vendedor de suplementos para atletas poderá escolher colocar/associar o seu produto a um programa televisivo de desporto, fazendo assim marketing indireto, desde que não use o programa para vender diretamente (p.e. compre agora produto ‘x’). O patrocínio é também um bom exemplo de práticas de marketing indireto.

Vantagens do Marketing Indireto

Este tipo de marketing possui várias vantagens, tais como:

  • A oferta de benefícios aos potenciais clientes fora dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, tal como expertise e/ou entretenimento numa área específico, com o uso de p.e. blogging ou redes sociais
  • A criação de conforto perante o potencial cliente, envolvendo-o com a marca, de forma a que consigam ser evitadas técnicas de ‘venda dura’ perante os potenciais clientes.

 Desvantagens do Marketing Indireto

O marketing indireto revela algumas desvantagens, que se poderão implicar conforme as necessidades da empresa:

  • Longo prazo – a construção de relações com clientes e a criação de perceção é uma estratégia com um impacto sentido a longo prazo
  • Medir o impacto de forma tangível – Alguma dificuldade na medição do impacto
  • Recursos – este tipo de marketing tem dois aspetos muito importantes: a criatividade e a criação de conteúdos. Por vezes as empresas consideram não ter recursos ou expertise o suficiente para jogar nestes dois campos.