Introdução

Antes de definirmos o conceito de marketing pessoal, precisamos de entender o conceito dos 4ps de marketing, ou marketing mix.

O marketing mix é o termo que considera os elementos de marketing que podem ser usados por uma empresa para influenciar os consumidores à compra de produtos ou serviços.

Por outras palavras, o marketing mix é o mix de 4 fatores (Produtos, Praça, Preço e Promoção) usados para influenciar o consumidor para comprar bens e serviços. Profissionais de marketing referem-se a este mix como os 4 P’s de marketing.

marketing mix aplicado ao marketing pessoal

O que é Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é o termo usado para descrever o conceito de personalização dos 4 P’s de marketing. A aplicação dos conceitos de marketing para produtos e serviço, traduzindo a expressão inglesa ‘marketing’ para português como ‘levar um produto ou serviço ao mercado’ – pode ser aplicada ao individuo. Neste caso, marketing pessoal significa levar/apresentar um individuo ao mercado.

Assim, os marketers usam o marketing mix como ferramenta para vender levar ao mercado um produto para venda e no marketing pessoal, irá usar o marketing mix como ferramenta para se levar ao mercado, enquanto individuo.

Vantagens do Marketing Pessoal

A aplicação do conceito de marketing pessoal pode assumir várias formas. Uma delas é o uso da personalidade do individuo para vender produtos ou serviços. Marketing pessoal aplicado ao mercado onde o individuo tenta vender produtos ou serviços, é uma forma de garantir que a personalidade do individuo e os valores que representa se espelham nos produtos e serviços a ele associado.

Outra forma é o uso das técnicas de marketing para continua melhoria da carreira pessoal e preparação para mudanças no mercado ou situação de vida, como por exemplo, a perda de emprego ou necessidade de mudança do mesmo, ou posição dentro do mesmo. Assim, o marketing pessoal aplicado à carreira poderá tomar a forma de continua aprendizagem e comunicação dela, atualização constante de capacidades e CV, e preparação para em qualquer momento promover-se enquanto individuo perante potenciais empregadores.

Os 4 P’s no Marketing Pessoal

Os 4 P’s aplicados ao marketing pessoal assumem a seguinte forma:

  • Produto – quem você é.
  • Praça – onde está a posicionar os seus serviços.
  • Preço – quais os fatores que determinam o preço dos seus serviços.
  • Promoção – como comunicar os seus serviços aos clientes.

Como começar marketing pessoal – Dicas para encontrar novas oportunidades de emprego

Antes de iniciar a sua procura por emprego ou levar os seus valores ao mercado, necessita de desenvolver uma estratégia de marketing pessoal. Esta irá consistir no plano de jogo para a sua campanha de procura de emprego, p.e., muito semelhante à maneira como uma empresa levaria um produto ao mercado. Como referido, ao invés de tentar vender um produto ou serviço, está a tentar fazer com que as pessoas o ‘comprem’ a si.

Como sabemos, qualquer produto, por melhor que seja, não irá sobreviver sem uma estratégia de marketing forte, e ao mesmo tempo flexível o suficiente para acomodar mudanças que acontecem ao longo do caminho.

Identificar a sua audiência

A primeira coisa que deverá fazer é perceber bem a quem está a tentar chegar. Identifique o tipo de empregadores que estão à procura de pessoas com as suas qualificações.

Poderá identificar se estes empregadores estão todos dentro de uma industria em particular, ou uma variedade de indústrias que contratam colaboradores com o seu background.

Escolher o tipo de organização para a qual sente que mais poderia contribuir é uma boa maneira de identificar a sua audiência.

Identifique onde irá encontrar oportunidades de trabalho

Decida as fontes pelas quais irá conseguir encontrar potenciais empregadores. Explore diferentes maneiras de chegar às oportunidades que necessita, desde diretórios de empregos, até networking da sua rede pessoal, ou até mesmo explorando contacto direto com recrutadores dentro de empresas. Se utilizar o maior número de métodos possíveis irá conseguir aumentar as suas probabilidades de estar perto das oportunidades que quer.

Decida como irá contactar potenciais empregadores

Depois de identificar potenciais empregadores, terá que decidir qual a melhor maneira de estabelecer contacto com eles. Se está a responder a um anúncio de emprego, siga as instruções que este lhe dá. De forma geral ser-lhe-á pedido que submeta um currículo, comumente online.

Se encontrou uma oportunidade de trabalho através da sua network, decida se irá enviar um email ou ligar para a pessoa responsável. Geralmente o seu ponto de contacto com essa pessoa é a melhor fonte para recomendar o método de contacto.

Lembre-se, se decidir contactar por email, envie um email de apresentação primeiro e pergunte se poderá enviar o seu currículo anexado, antes de o fazer. Isto porque a maior parte das pessoas não abrirá um anexo inesperado num email desconhecido.

Como procurar emprego – organização

Uma das coisas mais importantes na procura da nova oportunidade e contacto com potenciais empregadores, seja qual o método que emprega, é a organização da sua procura de trabalho. Mantenha uma lista de lugares já contactados, pessoas com que falou, pessoas com que poderá falar dentro de uma organização, contactos.

Todo este tipo de organização irá ajudá-lo a manter-se focado e a perceber o que os empregadores que procura por norma querem.

Depois de definir a sua estratégia, basta construir um CV de qualidade, e começar a preparar-se para as suas entrevistas de emprego.