O que e marketing nas redes sociais

Marketing nas Redes Sociais para Empresas

As redes sociais são uma maneira poderosa para todos os negócios, de qualquer tamanho, chegarem aos seus potenciais clientes e consumidores.

Os seus clientes já estão atualmente a interagir com marcas pelas redes sociais fora, e se não está a aproveitar a oportunidade de falar diretamente com eles através de plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, está a desperdiçar uma excelente oportunidade de lucro.

Marketing nas Redes Sociais bem feito poderá trazer grandes vantagens ao seu negócio, criando embaixadores de marca e conduzindo leads e vendas ao seu negócio de forma regular.

O que é Marketing nas Redes Sociais?

Marketing nas Redes Sociais (em inglês Social Media Marketing ou SMM), é uma forma de Marketing na Internet que envolve a criação e partilha de conteúdos nas redes sociais de maneira a atingir os objetivos de negócio e de marketing.

Atividades de Marketing nas Redes Sociais

As atividades de marketing nas plataformas sociais online incluem a publicação de texto e imagem, vídeos, e outros tipos de conteúdos que conduzem a interação com a sua audiência, bem como publicidade paga.

Criamos este artigo para o ajudar a começar práticas de marketing nas redes sociais que o irão ajudar a cumprir os seus objetivos de negócio.

Como começar Marketing nas Redes Sociais?

Começar por um Plano

Antes de iniciar práticas de marketing nas redes sociais, pare um tempo para considerar os seus objetivos de negócio. Começar uma campanha de marketing nas redes sociais sem um plano, chamada Estratégia Social, vai diminuir a produtividade e acabar por diluir os seus esforços, podendo até mesmo impedir uma prática contínua e de sucesso.

Eis algumas questões que deverá colocar para definir os seus objetivos de marketing nas redes sociais:

  • O que queremos alcançar através do marketing nas redes sociais?
  • Quem é o nosso público alvo/persona?
  • Onde se encontra o seu público alvo e como usa ele as redes sociais?
  • Que mensagem quer comunicar à sua audiência através com uso do marketing nas redes sociais?

O seu tipo de negócio deverá informar e conduzir a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Por exemplo, uma empresa de eCommerce ou Agência de Viagens, sendo altamente visuais, poderão retirar muito valor de uma presença forte no Instagram ou no Pinterest. Um pequeno negócio ou marca poderá encontrar mais vantagens no Twitter ou no LinkedIn.

Como usar as Redes Sociais para apoiar os Objetivos de Marketing

O marketing nas redes sociais poderá ajudá-lo com vários objetivos de marketing que definiu, tais como:

  1. Aumento do tráfego no website
  2. Criação de conversações
  3. Aumentar perceção de marca
  4. Criar uma Identidade de Marca e associações de marca positivas
  5. Melhorar a comunicação e interação com audiências chave

Quanto maior e mais interativa for a sua audiência nas redes, mais fácil será para si atingir os objetivos nesta lista.

Dicas de Media Paga nas Redes Sociais

A media paga é uma maneira muito amiga da carteira de expandir o seu alcance. Se souber como melhor usar a Media Paga (ou seja, publicidade/anúncios pagos) irá conseguir colocar os seus conteúdos e ofertas no alcance de audiências enormes, por um preço muito atrativo.

Pondere a possibilidade de promover o seu conteúdo através de media paga, nas maiores plataformas como: Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.

Encontre mais detalhes de publicidade no Facebook, aqui. Encontre mais detalhes de publicidade no Instagram, aqui.

Estratégias de Marketing nas Redes Sociais

Como escolher as melhores plataformas

Usar o Facebook

O ambiente casual e amigável do Facebook requer uma estratégia de marketing nas redes sociais ativa. Comece por criar uma página de empresa no Facebook, para a sua empresa/marca. Preste atenção ao layout que escolhe, pois o componente visual é chave na experiência do usuário no Facebook.

O Facebook é um lugar relaxado onde as pessoas vão para conversar com amigos e ver vídeos (especialmente em Portugal), portanto mantenha o seu tom leve e amigável.

Usar o Google+

O Google+ tem servido como uma plataforma para audiências de nicho. Não irá funcionar para qualquer pessoa pelo que algumas comunidades são muito ativas, e se o seu negócio se enquadrar numa delas, poderá conseguir tirar partido do marketing no Google+.

Usar o Pinterest

O Pinterest é uma das redes sociais que mais cresce. A plataforma é muito centrada em imagens, ou seja, conteúdo visual, e é um espaço onde fotografia e infografia têm um grande impacto.

O Pinterest também permite aos utilizadores e negócios mostrarem os seus produtos enquanto que ao mesmo tempo desenvolvem a sua personalidade de marca com pinboards únicos e atrativos.

Usar o Twitter

O Twitter permite-lhe notificar e lançar pequenos updates para a sua audiência. Se seguir lideres de pensamento e figuras relevantes para a sua indústria, interagindo e conectando, conseguirá um fluxo corrente de seguidores para si.

Certifique-se de que faz retweet quando um cliente tem algo simpático a dizer sobre si, e não se esqueça de responder às questões da audiência.

Usar o Twitter como ferramenta de marketing é centrar-se no diálogo e na comunicação, portanto certifique-se de que interage bastante com a sua audiência e seguidores.

Usar o LinkedIn

O LinkedIn é a plataforma mais profissional para marketing nas redes sociais. Os grupos desta plataforma são uma excelente maneira de interagir criando um diálogo profissional. É também excelente para recrutamento, postando as suas ofertas de emprego e networking de colaboradores em geral.

Encoraje os seus consumidores e clientes a deixarem-lhe recomendações na página de LinkedIn. Estas recomendações dão credibilidade ao seu negócio e transmitem confiança a novos potenciais clientes.

Usar o YouTube

O YouTube é o site número um para criar e partilhar conteúdos em formato de vídeo. Foque-se na criação de vídeos úteis, que girem à volta de educar as pessoas a fazerem algo (relevante à sua persona).

Não subestime o poder do vídeo no seu marketing, este formato é extremamente popular, fácil de consumir, com muita interação e em crescimento exponencial, atingindo níveis de popularidade crescentes a cada ano que passa.

Dicas de Marketing nas Redes Sociais

Está pronto para começar com o seu marketing nas redes sociais? Deixamos aqui algumas dicas para que consiga alavancar os seus esforços desde o dia um:

  • Planeamento de Conteúdos nas Redes Sociais
  • Conteúdos Sociais de alta qualidade
  • Imagem de Marca consistente
  • Redes Sociais para Promoção de Conteúdos
  • Partilha de links curados
  • Analisar e Monitorizar a competição
  • Medir o sucesso com Analítica

Conclusão

O marketing nas redes sociais é uma forma muito popular de marketing na internet, que cada vez mais empresas portuguesas e de língua portuguesa usam para crescer os seus negócios através do potenciar da sua presença online.

Se o seu negócio ainda não alavanca o poder online, está na altura de começar. Poderá criar o seu plano, definindo os seus objetivos a atingir, quem é a sua audiência, onde está ela e rapidamente (mas não precipitadamente) iniciar práticas de marketing nas redes sociais que irão trazer grandes vantagens ao seu negócio.

Se necessita de aconselhamento e ajuda profissional, considere contactar a Digicom.

Estrategia-Rede-Sociais-PDF-Template