O que é Marketing Social?

O Marketing Social visa a promoção de uma causa ou ideia com raízes em questões sociais. Diference do Marketing Comercial nas áreas em que atua e no objetivo da mensagem.

Origem do Marketing Social

O termo ‘Marketing Social’ foi implementado por Philip Kotler e Gerald Zaltman, na década de 70, para denominar o uso de práticas tradicionais de venda de produtos e serviços para fins sociais, «vendendo» ideias, comportamentos e atitudes no âmbito das causas sociais.

Objetivo do Marketing Social

O marketing social tem comumente por objetivo principal a atenuação ou eliminar de problemas sociais. Atua em vários campos da esfera social, como a saúde pública, o trabalho, a educação, questões habitacionais, descriminação, nutrição e alimentação, transportes, e muito mais.

Diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial

Enquanto que o marketing comercial tende a ser focado na apresentação de vantagens no uso de um produto ou serviço, o marketing social tende a concentrar-se no ensino ou comunicação de tomar certas ações ou mudar certas atitudes no que toca a aspetos sociais.

Há também o alinhamento dos valores e benefícios de um produto ou serviço com certas causas sociais, que poderá ter como objetivo o aumento de vendas ou construção de perceção de marca.

Exemplos de Marketing Social

Campanhas de sensibilização, de apoio e caridade, são bons exemplos de marketing social.