Uma mensagem de marketing deverá ser usada em todas as comunicação externas. A sua criação pode ser condensada a uma fórmula simples, e começa por conhecer os desejos, medos, problemas e necessidades do seu mercado alvo, acabando com a criação de uma mensagem que aborda esses problemas, de maneira atrativa e credível. O resultado será uma mensagem de marketing irresistível que faz com que as prospeções queiram saber mais.

Não é incomum que as empresas, principalmente os negócios mais pequenos, confundam a sua mensagem de marketing. Algumas organizações pensam que esta é o seu slogan e outras pensam que é o regurgitar de prémios ganhos e anos de experiência. Outros pensam que á a visão e missão da empresa.

O ponto principal para criar uma mensagem de marketing de sucesso

A sua mensagem de marketing é o que irá chamar à atenção do potencial cliente, dizendo-lhe como poderá resolver o problema dele, porque devem confiar em si, e porque deverão fazer negócio consigo, ao invés da concorrência disponível.

A mensagem de marketing deverá «falar» com o potencial cliente, apelando aos gatilhos e sensibilidades que despertam uma reação emocional.

  1. Identificar o mercado alvo

Comece por perguntar, «Quem é o meu mercado alvo?». Uma vez bem delineado, será mais fácil a construção de uma comunicação/mensagem para com este público.

Todos os negócios e todas as suas campanhas, possuirão um mercado alvo.

Se estiver a trabalhar com marketing de conteúdos, visite: «O que é uma buyer persona e como criar a sua».

  1. Identificar os problemas com que o mercado alvo lida

Cada mercado alvo lida com as suas preocupações e medos. Poderá perguntar então, «Com que problemas lida o meu mercado alvo, e como é que isso o faz sentir?»

Identificar estes problemas e mostrar empatia, é uma maneira de conectar com o mercado.

Lembre-se, as pessoas não querem saber de si, até saberem que quer saber delas.

  1. Apresente a sua solução para os problemas do mercado

Depois de identificar os problemas do mercado, e reconhecer os sentimentos que estes problemas trazem às pessoas, é altura de apresentar a sua solução para eles.

Apresente a sua solução como uma cura simples para os problemas e emoções que resultam dos problemas. Portanto, identifique todos os benefícios da sua solução e como esses benefícios irão melhorar a vida do potencial cliente e resolver os problemas, medos e angústias.

  1. Apresente resultados positivos que providenciou ao mesmo mercado

«Que resultados produziu a minha solução?» é a pergunta seguinte.

Não basta dizer às pessoas que possui uma solução: terá que provar que esta resulta. As pessoas não irão automaticamente acreditar em si, a não ser que dê provas do valor da solução.

As pessoas irão acreditar mais rapidamente se tiverem testemunhos de outras pessoas com problemas iguais ou similares, a certificarem a sua solução como uma boa opção (de preferência, a melhor) para resolver os problemas que se propõe a resolver (lembre-se, é muito importante cumprir com aquilo que se propõe a resolver).

Assim sendo, terá que provar os seus resultados através de testemunhos de clientes atuais ou passados e providenciar estudos de caso de problemas reais que foram resolvidos, e que resultados obteve.

  1. Diferencie-se da concorrência, explicando o que o torna diferente

Com tudo organizado, explicado como resolver os problemas e provado o seu valor, necessita de explicar como é diferente da concorrência!

Essas diferenças necessitam também de ter valor percecionado por parte do potencial cliente. E necessitam de ser algo relevante para o potencial cliente.

Pergunte-se então «Como sou diferente da minha concorrência, e quais dessas diferenças são mais valiosas para o potencial cliente?»

Importância da mensagem de marketing para B2B

O branding é o maior segredo escondido no que toca ao gerar de leads. E a sua mensagem de marketing nada mais é do que a face pública da sua marca!

Campanhas de gerar de leads, ou até mesmo a criação de website, são muitas vezes projetos abordados com a intenção de diferenciação das empresas perante a concorrência que usa benefícios e pitches semelhantes. Ou seja, as empresas querem diferenciar-se da monotonia do mercado. Estes projetos são, frequentemente, abordados com um número de leads em mente, uma campanha de marketing para atingir esses objetivos, e uma data para atingir estes objetivos.

O sucesso das campanhas de marketing ou do website abordados desta forma, estão muitas vezes pendente de uma única coisa – a mensagem de marketing – ou seja, o encontrar do conceito e significado certos que expressam de forma autêntica o valor da marca e interagem com os potenciais clientes de forma a potenciar a conversão, e concretizá-la. (Ver: ‘Taxas de Conversão’)

A mensagem certa irá apanhar a atenção do potencial cliente – mais rapidamente

Quão rapidamente a sua mensagem necessita de capturar a atenção do cliente? Cinco segundos? Três? Tirar um pouco de tempo para conceber uma mensagem apelativa que capta a atenção, fazendo testes para perceber o impacto, irá providenciar o isco certo à audiência, conseguindo trazer esta mesma para conteúdos mais detalhados (ver: ‘Marketing de Conteúdos para B2B’).

A mensagem certa leva a copywriting e design que transforma linguagem racional em conteúdos emotivos que tocam o cliente.

A sua mensagem de marketing é o material cruo que necessita para criar uma marca autêntica, e nas mãos de um escritor forte (Ver: ‘Copywriting’) e um designer, é transformada em expressão visual e textual que trará vida e um rosto humano ao seu marketing e website, conectando-se com audiência de uma maneira humana que atingirá diferenciação, inspirar à ação e apoiar o desenvolvimento de fidelização.

A mensagem de marketing certa ganha poder através da aplicação consistente

O poder e influência da sua mensagem de marketing cresce exponencialmente quando a sua equipa fala a mesma linguagem com uma voz comum e o seu marketing, website, publicidade, gráficos e apresentação também.

Ao instalar estas práticas os seus clientes, potenciais clientes, empregados e competidores irão rapidamente perceber como a sua mensagem única é uma arma competitiva formidável.

A mensagem certa leva às ofertas de marketing certas

Quando a sua mensagem de marketing é sólida, consegue facilmente construir um fluxo de nutrição Nutrição de Leads(ver: ”), que é essencialmente um conjunto de ofertas de conteúdos, que permite aos clientes e potenciais clientes mergulharem mais a fundo na sua solução, passo a passo. Ter uma mensagem coesiva ao longo do programa de nutrição providencia a fundação para a conversão, e receber mais informação por parte destes clientes.

Conclusão

A mensagem de marketing é uma parte muito importante dos seus esforços de marketing.

Para além de o tornar atrativo, diferenciá-lo e levá-lo ao mercado, é ela que irá conectar a sua empresa como o mercado alvo.

Construa-a com cuidado, siga os passos recomendados, e coloque-a ao longo dos múltiplos touch points com o seu público, especialmente potenciais cliente, para os motivar a conectarem consigo e quererem a sua solução, ao invés da concorrência.