Mobile é o canal mais pessoal que existe – está no bolso de alguém, junto das suas camas, e é verificado ao longo do dia, regularmente. Isto torna o marketing mobile muito importante, mas também nuançado.

O que é Mobile Marketing?

O Mobile Marketing (ou marketing mobile/móvel) é uma estratégia de marketing digital, multicanal, com o objetivo de chegar ao público alvo através dos seus smartphones, tablets e/ou outros dispositivos móveis, tais como websites, email, SMS e MMS, redes sociais e apps.

O potencial do marketing mobile revoluciona a maneira como as pessoas interagem com a sua marca. Tudo o que pode ser feito num desktop, pode hoje ser feito com dispositivo móvel – coisas como a abertura de emails e visitas a páginas de um website para acesso a conteúdos.

Um uso eficaz da publicidade mobile significa perceber a sua audiência em mobile, criar conteúdos com as plataformas móveis em mente, e usar estrategicamente o marketing SMS/MMS e aplicações móveis (mobile apps).

Considerando que 80% dos usuários de internet possuem um smartphone e com a adesão gigantesca mundial, o mobile é mais importante do que nunca.

mobile marketing crescimento durante o tempo
Número de usuários globais (em milhões)

Visão Geral de uma Estratégia de Marketing Mobile

O marketing mobile gira à volta do conceito de personalização, tal como a tecnologia mobile. Visto isto, é crucial ter em mente este ponto no desenvolvimento de uma estratégia mobile. Iremos aprofundar este tópico num outro artigo, mas para que compreenda os passos estratégicos que uma organização deve dar no sentido de desenhar uma estratégia de marketing mobile, deixamos esta visão geral dos passos, em formato de lista:

  1. Criação de Buyer Personas Mobile
  2. Definição de Objetivos
  3. Definição de KPIs
  4. Monitorização de Métricas em Mobile

Website responsivo adaptado a dispositivos móveis

Já popularizado, mas também merecedor de uma menção no artigo, está o design responsivo que é agora essencial para os websites. O aumento do tráfego móvel e os fatores de ranking da Google para websites responsivos, significa que as marcas deverão possuir um website responsivo, obrigatoriamente.

Um website responsivo significa que o seu conteúdo se adapta aos tamanhos do ecrã, sem necessidade de deslocação de barra horizontal. Significa também que possui velocidade o suficiente para ser carregado rapidamente em dispositivos móveis, e que o código está adaptado e bem escrito, de forma a que o site não comunique erros específicos para mobile.

Se gostaria de avaliar a performance do seu site, faça-o nesta ferramenta da Google.

UX, acrónimo para User Experiencie (Experiência do Usuário/Utilizador), tem assim um papel crucial no desenvolvimento web para móvel. Certificar-se de que a experiência de navegação no seu website em dispositivos móveis é feita de forma correta e fluída deverá ser um objetivo de marketing primário.

web design responsivo em mobile marketing

Email, SMS e MMS e Aplicações Móveis

Email

Considere otimizar as suas campanhas de email e landing page adjacente para mobile. Isto significa ‘Assuntos’ com menos de 38 caracteres e ‘De:’ com menos de 23 caracteres.

As audiências estão envolvidas com email marketing via mobile, mas a necessidade de adaptação é real – 57% de taxa média de abertura, com 70% dos usuários móveis a apagarem os emails que não estão otimizados!

A maioria dos softwares de email marketing dá-lhe a oportunidade de verificar o aspeto da campanha em tablet e smartphone, e o design deverá reger-se pelo seu aspeto e funcionalidade nestes dispositivos.

SMS e MMS

O uso de SMS em campanhas deve respeitar o principio de que SMS e MMS são canais mais pessoais. Como tal, possuem uma taxa de abertura maior do que email, mas seguem as suas regras:

  • Avise – informe os seus clientes/consumidores de que receberão comunicações via SMS através de um programa
  • Tenha consentimento – Deverá obter confirmação antes de enviar mensagens de marketing via SMS e MMS. Formulários online deverão conter um double opt-in (dupla confirmação) para entrar nestas campanhas.
  • Opt-out – Seja claro em como as pessoas podem sair das comunicações de marketing via SMS.

Como em todas as formas de marketing, existem algumas melhores práticas.

É importante, como referido, mantermos em mente que o marketing direto para dispositivos móveis é mais pessoal do que direcionar campanhas a audiências via outros canais. Ao abordar alguém via SMS e MMS está a fazê-lo diretamente para um objetivo pessoal e um canal mais direto do que até mesmo email. Neste caso guarde respeito e aborde de forma personalizada:

  • Texto com menos de 160 caracteres
  • Não use calão ou abreviações
  • Ofereça algo de valor ao cliente
  • Torne claro quem está a enviar as mensagens
  • Rediga um CTA claro.

Como a MMS é uma rich media, oferece uma experiência mais rica do que mensagem SMS, e deverá alavancar o poder dessas opções de media extra:

  • Inclua visuais apelativos
  • Coordene o envio da MMS a uma campanha de marketing multicanal
  • Torne a mensagem facilmente partilhável via botões de partilha nas redes sociais

Aplicações Móveis (Apps)

Tal como qualquer outro canal de marketing, se pondera integrar o uso de aplicações móveis na sua estratégia móvel, necessita de pensar como ocorre a aquisição neste canal. As aplicações móveis podem ser usadas para apoiar o cumprir de muitos objetivos de negócio, incluindo a extensão de produtos, aumento de engajamento, e até mesmo suportar e-commerce. Para maximizar o impacto da sua aplicação, acompanhe o processo de desenvolvimento até à implementação.

Da mesma forma, a adequação da aplicação à estratégia é feita pelos objetivos que tem para ela. Dito isto, é uma ferramenta transversal para aquisição e aumento das conversações. Estas conversações são conduzidas por dois tipos de mensagem: notificações push e notificações in-app. Ambas comunicam diretamente com a audiência, portanto ambas devem ser consideradas canais de marketing estratégicos.

Notificações Push

Como 70% dos usuários permitem a comunicação via notificações push, este método é eficaz. No entanto para este resultar a pessoa deverá já ter feito download da aplicação ou permitido as notificações.

Exemplos destas notificações incluem:

  • Lembretes
  • Mensagens promocionais
  • CTA para eventos específicos e objetivos
  • Mensagens altamente personalizadas com base no perfil do usuário [fonte: Marketo]
Notificações In-App

In-app pode ser traduzido como ‘dentro da app’ e são mensagens que ocorrem tal como o nome diz, dentro da aplicação. As suas funcionalidades vão desde levar a atenção do usuário para uma ação específica, mensagem, ou característica dentro da app.

Eis algumas maneiras de usar notificações in-app:

  • Dê a conhecer novas características da app aos usuários
  • Envie mensagens para promover o engajamento com pedaços de conteúdos específicos
  • Aumente as conversões ao entregar CTAs a níveis específicos de engajamento.

Mobile Marketing na sua estratégia de Marketing

Uma estratégia de marketing mobile não é um esforço de marketing isolado, mas sim parte integrante de uma campanha de marketing a meio e longo prazo.

Desde email, a PPC, SEO, a conteúdo ou marketing nas redes sociais, existe um canal de mobile marketing para chegar a cada parte da sua audiência.

Os esforços de mobile marketing requerem atenção no planeamento e execução, se deseja iniciar esforços nesta área, comece por rever as suas personas para analisar onde elas se encontram no tempo que passam em mobile.