Introdução

No momento de criação do seu plano de marketing, fazer um esforço para se concentrar na definição de objetivos específicos que tem de atingir, é uma excelente prática.

Um plano de marketing também deverá contar com um plano de ação para atingir estes objetivos.

Um objetivo de marketing pode ser um número, tal como atingir um certo nível de fluxo de caixa até ao final de uma data.

Poderá também ser um número mais pequeno, para períodos de tempo mais curtos tais como, por exemplo, quatro novos clientes por mês. Os objetivos, mesmo sendo específicos e mesuráveis, podem ser uma declaração da atitude e cultura da empresa: ser o número um em apoio ao cliente numa indústria em particular.

Importância de definir objetivos de marketing

Poderá ter na sua mente um plano de marketing fantástico, mas será que escreveu e delineou bem todos os objetivos? Já decidiu exatamentme como irá medir o sucesso de cada esforço que você e a sua equipa fará?

Ao definir bons objetivos de marketing vai:

  • Alinhar os objetivos de marketing com os objetivos do negócio
  • Conseguir a concordância dos decisores na execução
  • Conseguir o apoio da sua equipa
  • Conseguir melhor decidir que métricas são necessárias para medir os seus esforços
  • Saber exatamente em que direção está a ir

Se gostaria de visitar a página da Digicom com todas as métricas & kpis mais comuns, faça-o aqui.

Exemplos de objetivos de marketing

Maus exemplos

Eis alguns exemplos que objetivos de Marketing que precisam de mais trabalho:

  • Quero mais visitas ao site, leads e vendas
  • Quero uma lista de emails maior
  • Quero ser número um no Google

É fácil dizer que necessita de mais leads, mas quantas leads precisa exatamente para atingir o seu objetivo? 10? 1000? Quantos contactos quer na sua lista de emails? Porque quer ser número um nas páginas de resultados da Google?

Objetivos de marketing podem ser traduções quantitativas que se enquadram com os objetivos financeiros da sua empresa, mas transcritos em termos de marketing, tais como o aumento em números definidos de:

  • X Euros em vendas
  • X Unidades vendidas
  • Percentagem X do Mercado
  • Mix de produtos ou serviços
  • Retorno no Investimento em esforços de publicidade
  • Perceção de Marca (X Gostos, X Partilhas, X Comentários)
  • Colocações de Relações Públicas
  • Número de novas contas/relações
  • Percentagem do Negócio por Cliente
  • Taxa de Conversão para Vendas

Bons exemplos

Eis alguns exemplos de objetivos de marketing bem definidos, que lhe permitirão medir os esforços e calcular o retorno:

  • Precisamos de 20,000 visitantes mensais no site, 500 leads novas, e 12 clientes nos próximos 12 meses que vêm dos nossos esforços de marketing inbound para conseguirmos atingir um rendimento de €600,000 a partir de inbound marketing.
  • Queremos gerar mais 2 clientes a partir da nossa lista de email marketing. Gostaríamos também de adicionar todas as leads qualificados na nossa mailing list, para que as consigamos manter quentes até futuras vendas.
  • Queremos estar na primeira página da Google para os termos ‘x’ e ‘y’, porque estimamos dar-nos mais 300 visitantes por mês no website.

É importante também denotar que um marketer, na definição dos objetivos para o marketing, não coloca em si o fardo de ‘demasiados objetivos’ – Para definir bons objetivos que o Marketing deverá conquistar para si, adote a noção de objetivos de marketing SMART.

 O que são objetivos de marketing SMART?

SMART (Specific, Mesurable, Attainable, Realistic, Time-based)

SMART é um acrónimo que se traduz nas palavras em cima transcritas.

Significa em português: Objetivos Específicos, Mesuráveis, Atingíveis, Realísticos/Relevantes e ‘Com base no Tempo’ ou seja, com uma data em que os gostaria de atingir ou tempo para os atingir.

Objetivos de Marketing - Objetivos SMART o que são

Como definir objetivos de marketing que se alinham com os objetivos do negócio

Vamos analisar então 9 melhores práticas para conseguir alinhar os seus objetivos de marketing com os seus objetivos de negócio de forma a sincronizar ambos e fazer o marketing trabalhar para si:

  1. Identifique quanto dinheiro quer gerar a partir dos seus esforços de marketing inbound
  2. Determine quantas vendas necessita para atingir esses objetivos de rendimento
  3. Identifique a sua taxa de fecho e quantas oportunidades necessita gerar
  4. Identifique quantas SQLs precisa
  5. Identifique quantas MQLs precisa
  6. Identifique de quantos leads precisa
  7. Identifique quanto tráfego necessita para atingir esses objetivos
  8. Implemente os outros objetivos chave do negócio
  9. Meça os resultados trimestralmente

Os 9 passos seguem uma lógica que é embutida em virtualmente qualquer estratégia – Para alinhar os seus objetivos de negócio, tem que saber quais são eles – Só assim poderá alinhar os objetivos de marketing com os objetivos de negócio.

Ao identificar quanto rendimento quer gerar com marketing irá mais facilmente saber o que necessita fazer. E tudo o resto (técnicas, métodos, números) naturalmente se alinham com o objetivo principal. Definir o rendimento que necessita, irá dizer-lhe quantas vendas terá que fazer. O número de vendas que terá que fazer irá fazê-lo analisar a sua taxa de fecho, sabendo assim que de X leads, em média X tornam-se cliente. Isto irá dar-lhe o número de leads SQLs e MQLs que necessita de angariar. Como está a praticar Marketing Inbound sabe que irá gerar estes leads online, ou seja, terá o número de tráfego que necessita gerar. Ao complementar com os seus outros objetivos chave de négocio terá uma estratégia mais completa. E ao analisar trimestralmente conseguirá compreender que os esforços de marketing levam o seu tempo a dar resultados, e irá conseguir ter uma distância de tempo maior para medir a eficácia dos seus esforços de marketing inbound.

Conclusão

Neste artigo revimos pontos importantes para o marketing da sua empresa. Estudamos o que são bons objetivos, o que são maus objetivos, porque é importante criar objetivos e porquê deve medi-los.

O mais importante a absorver é que o alinhamento de objetivos de marketing com objetivos de negócios é crucial para que não pense no marketing como ‘desperdício de dinheiro e tempo’ – O que será se não souber o que está a fazer.

Os objetivos são muito importantes, mas recorde-se: Nunca terá objetivos perfeitos. Não passe horas a tentar definir números perfeitamente exatos e a partilhar com outros na equipa para obter feedback. Deverá tentar ao máximo recolher dados de períodos de tempo passado, definir as capacidades da sua equipa (como mostrado nos passos 16 e 17 da Estratégia de Marketing de Conteúdos) e tome decisões inteligentes sobre onde quer chegar com o seu marketing.

Depois, acima de tudo, é começar!

Construa a sua estratégia com base nestes objetivos, e depois, no trimestre seguinte, dê um passo atrás e revisite os objetivos com base nos dados novos que recolheu. Ajustar objetivos não é algo negativo – é algo que é absolutamente necessário para continuar a seguir em frente. Clique na imagem em baixo para saber mais sobre objetivos de marketing e o core da sua estratégia.

Como definir bons objetivos de Marketing?