Está a ponderar fazer outsourcing do seu marketing? Excelente!

Existem muitas razões para o fazer e encontrar uma boa empresa que trabalhe consigo irá potenciar o sucesso do seu marketing e ajudá-lo a cumprir os seus objetivos de negócio, ao preencher-lhe as lacunas em especialidades que poderá ter e também lhe providenciando com uma visão externa aos seus esforços de marketing, entre muitas outras vantagens.

Um bom parceiro de outsourcing é fundamental, e como profissionais de marketing, na Digicom sabemos exatamente o que precisa procurar numa empresa para lhe garantir os melhore resultados.

Com este artigo queremos muni-lo de informação para saber o que procurar numa empresa e também como funciona o outsourcing.

Podemos começar por rever algumas vantagens de outsourcing de marketing, de forma a que consiga ver aquilo a quem tem acesso, e como se adapta às necessidades da sua empresa. Para além do acesso a um maior número de profissionais e especialistas por um preço mais baixo, existem muitas outras vantagens que poderão ajudá-lo a decidir em favor do outsourcing.

Vantagens de outsourcing de marketing

Quando gere uma PME, o tempo é uma comodidade preciosa, e o marketing da sua empresa/marca poderá consumir-lhe muito tempo.

Se está a ler este artigo, é muito provável que esteja a pensar fazer outsourcing do marketing da sua empresa.

Para o ajudar a tomar uma decisão informada do que esperar, bem como das melhores razões para seguir em frente com a sua ideia, a Digicom apresenta-lhe algumas das maiores vantagens de fazer outsourcing do seu marketing.

  1. Assegurar o retorno no seu investimento.
  2. Poderá focar-se a fazer aquilo que tem de fazer.
  3. Conseguirá fazer mais com menos.
  4. Está a trabalhar com profissionais experienciados.
  5. Insight de fora para o seu negócio.
  6. Não lida com problemas de staff e contratação de empregados.

1. Assegurar o retorno no investimento

Quando contrata especialistas em marketing, está a garantir que os seus recursos financeiros são investidos de forma correta. Já que o foco dos especialistas serão nas leads para o seu negócio, estes passarão o tempo a garantir que tem os resultados que necessita. Isto irá ajudá-lo a poupar dinheiro e tempo, ao mesmo tempo que cresce o seu negócio com profissionais.

2. Poderá focar-se a fazer aquilo que tem de fazer.

Aplicado especialmente a casos em que a empresa não possui um departamento de marketing, o outsourcing de marketing irá dar-lhe tempo para se focar em crescer o seu negócio, enquanto conta com o apoio de profissionais a cobrirem as áreas de marketing.

Muitas empresas recorrem ao outsourcing quando querem manter os esforços focados no core do seu negócio. Isto ajudará a ter profissionais externos que se focam no desenvolvimento de estratégias sem estarem enevoados pelo dia a dia da empresa e aspetos intrínsecos do core do seu negócio.

3. Conseguirá fazer mais com menos.

Concentrar o marketing (em especial o marketing digital) por completo na sua equipa interna poderá fazer com que se torne difícil usar todos os canais de marketing disponíveis para crescer o seu negócio. Poderá precisar de ajuda com campanhas PPC, listas de emails, campanhas nas redes sociais, mas com um marketer interno é praticamente impossível criar, promover e monitorizar todo este conteúdo. Neste caso, o outsourcing irá ajudá-lo a usar múltiplos canais com facilidade. Com a diversidade de outsourcing disponível, pode encontrar empresas que tratarão de campanhas únicas, serviços especializados ou até mesmo funções inteiras de marketing e todo o marketing da sua empresa.

4. Está a trabalhar com profissionais experienciados.

A diversidade de trabalhos e capacidades dentro de uma empresa especializada é grande, especialmente empresas que poderão especializar-se em tipos de marketing para a sua indústria. Assim, garante que trabalha com profissionais que estão experienciados nas mais variadas técnicas e estratégias, que irão aplicá-las à sua indústria.

5. Insight de fora para o seu negócio.

Conseguir novas perspetivas e ter o apoio de consultores externos em análise ao seu negócio e marketing, é uma excelente razão para ter profissionais externos a trabalhar nas suas campanhas.

6. Não lida com problemas de staff e contratação de empregados.

Talvez uma das razões principais para explorar o marketing em formato de outsourcing, é o facto de evitar contratos de emprego e problemas de staff. Por norma, o marketing da sua empresa quando aplicado de forma correta, está dentro das capacidades de profissionais externos. Assim, irá garantir que não há razões para férias, dias de folga e outros imprevistos, nem conflitos internos, falta de adaptação ou formação. Paga pela experiência e profissionalismo e acede a um grupo de profissionais que trabalhará de forma contínua para lhe trazer resultados. Isto é especialmente importante principalmente em marketing de conteúdos.

Como funciona o outsourcing de marketing

A colaboração de outsourcing poderá assumir várias maneiras de funcionamento, conforme os objetivos que tem.

Por norma, as empresas entram em regimes de avenças com as outras empresas ou profissionais liberais em outsourcing, quando o desenvolvimento é contínuo. Isto permite-lhe um preço até 60% mais baixo do que a contratação, e claro, um maior nível de expertise com mais profissionais (no caso das empresas de marketing digital).

Alguns projetos poderão assumir a forma de projetos únicos, com um valor definido e um prazo de desenvolvimento – ou seja, inicio e fim do projeto. No regime de avença a definição de objetivos também deverá assumir datas e tempos de concretização, pelo que o final da parceria por norma só acabar com a contratação de profissionais para a sua própria empresa (quando assim se justifica). Muitas empresas apoiam à formação destes novos profissionais na sua empresa, como é o caso da Digicom.

Estas são as principais metodologias que o trabalho em outsourcing assume: entre projeto e avença, o tipo de trabalho varia, e como já referido, poderá fazer desde o desenvolvimento de capacidades técnicas (como por exemplo SEO), campanhas especificas (para o seu plano de marketing) ou o completo desenvolvimento do seu plano de marketing e implementação do mesmo (projeto completo de outsourcing do seu marketing).

O que procurar num parceiro de marketing

Para descobrir mais sobre empresas e agências de marketing e marketing digital, visites estes artigos: empresas de marketing digital e agências de marketing digital. Nestes artigos irá descobrir exatamente o funcionamento para máximos resultados e a organização normal de uma empresa de marketing, para conseguir identificar um parceiro forte.

Vamos rever alguns dos aspetos mais importantes para o seu parceiro de outsourcing:

Relatórios e atualizações do projeto

Irá querer manter um certo nível de controlo, e a melhor maneira de o fazer é trabalhar com empresas que lhe providenciam transparência nos números, acesso a relatório e dados, e que o atualizam regularmente no estado do projeto – especialmente se fizer outsourcing completo do seu marketing, com estratégia e implementação.

Especialistas

A empresa deverá contar com vários especialistas dentro dela, para ter acesso a diversas capacidades especializadas. Peritos em generalidades existem, e por norma será mais difícil atingir os seus resultados com eles. Como o marketing digital envolve diversas capacidades e áreas, irá querer alguém que entenda de forma dedicada todos os aspetos necessários para o sucesso online.

Interesse e Envolvimento na sua empresa

O seu parceiro de marketing deverá compreender as entradas e saídas essenciais do seu negócio, indústria e produtos. Também poderá estar familiarizado com o ambiente da sua empresa e construir uma relação de maior proximidade. No entanto, a transparência e interesse no seu negócio são das capacidades mais importantes a denotar num parceiro de marketing. O regime de outsourcing tem como grande vantagem não lhe tirar tanto tempo no controlo e formação, mas também poderá não encontrar profissionais que conheçam muito da sua indústria. Por norma, uma empresa qualificada, embora não precise de saber tudo sobre a sua industria, saberá como aplicar os conhecimentos de marketing e vendas à sua indústria. A Digicom possui um guia compreensivo de como o marketing digital se aplica nas mais diversas indústrias – visite aqui.

Conclusão

Com a constante subida dos salários mínimos e o preço de contratação de profissionais qualificados nas mais diversas áreas do marketing, cada vez mais empresas recorrem ao outsourcing de marketing. Esperamos que este artigo que lhe tenha providenciado uma vista geral completa sobre o que necessita saber para ingressar num processo de outsourcing de marketing. Qualquer questão que tenha poderá colocar à Digicom, ou deixar nos comentários deste artigo.

Para saber mais sobre planos completos de outsourcing de marketing, visite a página dedicada a este assunto clicando na imagem em baixo.