Aprenda as bases do Marketing Pay-Per-Click

Quer tenha ouvido falar de marketing PPC e está curioso para aprender mais, ou já saiba o que é PPC e o que pode fazer pelo marketing do seu negócio, mas não sabe por onde começar, este artigo é para si. Este é o primeiro artigo que necessita para cobrir as bases de PPC e poder começar a experimentar para si, iniciando o seu percurso neste tipo de publicidade que o ajudará a aumentar as vendas do seu negócio.

Primeiro, precisamos de definir PPC e estabelecer uma compreensão básica de como funciona a publicidade PPC.

O que é PPC?

PPC é um acrónimo, e significa em inglês Pay-per-click, um modelo de marketing na internet onde os anunciantes pagam um fee de cada vez que um dos seus anúncios é clicado. De certa forma, é uma maneira de comprar visitas para o seu site, ao invés de as tentar conquistar organicamente.

A publicidade nos motores de pesquisa é uma das formas mais populares de PPC. Permite aos anunciantes licitarem por colocação de anúncios nos links patrocinados do motor de pesquisa quando alguém pesquisa por uma palavra relacionada com o negócio deles. Por exemplo, um website de restaurantes poderá fazer uma licitação à palavra «restaurantes no porto», para aparecer nos primeiros lugares da primeira página de resultados da Google.

PPC exemplo prático
Exemplo de um anúncio PPC do TheFork.pt para a palavra-chave «Restaurantes Porto»

De cada vez que o anúncio é clicado, enviando um visitante para o website, o anunciante terá que pagar um pequeno fee ao motor de pesquisa. Quando o PPC está a funcionar, o fee é trivial, porque o visitante vale mais do que aquilo que se paga por ele, p.e. se paga 2.00€ por uma visita e faz uma venda de 45.00€, o lucro justifica o custo.

Muitos aspetos envolvem construir uma campanha de PPC vencedora: desde a pesquisa e escolha das palavras chave certas, até organizar essas palavras chave de forma correta em campanhas e grupos de anúncios (ad groups), e construir landing pages de PPC que estão otimizadas para conversões. Os motores de pesquisa recompensam anunciantes que conseguem criar campanhas pay-per-click inteligentes e relevantes ao cobrarem-lhes menos por cliques nos anúncios (ad clicks).

Se o seu anúncio é relevante e útil para o usuário do motor de pesquisa, a Google baixa o preço por clique, dando-lhe maiores margens, diminuindo os custos de publicidade para o seu negócio. Se quer começar a usar PPC é muito importante que o faça corretamente.

O que é o Google AdWords?

O Google AdWords é o sistema de publicidade PPC mais popular do mundo. Se gostaria de estudar em detalhe este sistema, faça-o neste artigo. No entanto, deixo-lhe aqui uma breve introdução.

A plataforma AdWords permite aos negócios criar anúncios que aparecem no motor de pesquisa da Google e outras propriedades Google.

O AdWords opera com um sistema PPC, no qual os anunciantes licitam numa palavra chave e pagam por cada clique nos seus anúncios. De cada vez que uma pesquisa é iniciado, a Google pesquisa pelos anunciantes disponíveis no AdWords e escolhe um conjunto de vencedores para aparecerem no valioso espaço das suas páginas de resultados. Os «vencedores» são escolhidos por entre um número de fatores diferentes combinados, tal com a qualidade e relevância das palavras chave e campanhas de anúncios, bem como o valor da licitação na keyword (palavra chave).

Ad Rank – como é o meu anúncio escolhido?

Quem aparece e em que posição, é escolhido conforme o seu Ad Rank, que é uma métrica calculada a partir de dois fatores chave – Licitação CPC (o montante mais alto que um anunciante está disposto a gastar) e Quality Score (um valor que tem em conta a sua CTR – click-through rate, que é a taxa de cliques, ou seja número de cliques a dividir pelo número de impressões – e também a sua relevância, e qualidade de landing page). Este sistema permite aos anunciantes vencedores chegarem a potencias clientes a um custo acessível ao seu orçamento. É essencialmente uma espécie de leilão.

PPC através de AdWords

Fazer marketing PPC através de AdWords é particularmente valioso porque a Google possui o motor de pesquisa mais popular do mundo, logo consegue um montante de tráfego enormíssimo e, portanto, dá-lhe o maior número de impressões e cliques no seu anúncio. A frequência de mostragem do seu anúncio depende nas palavras chave e match types que escolhe.

Enquanto que diferentes fatores diferentes determinam o sucesso da sua campanha de publicidade PPC, poderá conquistar muito ao garantir que:

  • Possui palavras chave relevantes – Faça listas de palavras chave relevantes, construa grupos de keywords, e escreva texto de anúncio adequado.
  • Usa Landing Pages de qualidade – As suas landing pages serão os motores da conversão depois do clique, logo uma página de aterragem persuasiva e com conteúdo relevante, juntamente com um CTA (call to action) atrativo, dará melhores resultados. Não se esqueça de a adequar ao termo de pesquisa.
  • Quality Score – O Quality Score é o ranking da Google que determina a qualidade e relevância das suas palavras chave, landing pages, e campanhas PPC. Anunciantes com melhores QS (Quality Scores) conseguem um maior número de cliques e custos mais baixos.

Pesquisa de Palavras Chave PPC

A pesquisa de palavras chave para PPC poderá consumir-lhe muito tempo, mas é também muito importante. A sua campanha PPC inteira é construída à volta de keywords, e os anunciantes em AdWords com melhores resultados continuamente crescem e refinam as suas listas de keywords PPC. Se apenas faz a pesquisa uma vez, quando cria a sua primeira campanha, provavelmente irá perder a oportunidade de adicionar centenas de keywords relevantes, valiosas, de baixo custo e long-tail, que poderiam estar a conduzir muito tráfego para o seu website.

Uma lista de keywords eficazes deverá ser:

  • Relevante – Não irá requer estar a pagar por tráfego para o seu website quando este tráfego não se adequada ao seu negócio, nem manifesta comportamentos de compra ou não se adequa à sua buyer persona. Isto significa que as keywords que irá escolher para fazer oferta deverão estar altamente alinhadas com o que está a tentar vender.
  • Exaustiva – Não inclua apenas os termos populares, lembre-se de incluir palavras chave long-tail.
  • Expansiva – Como tudo, nada é perfeito no primeiro momento. Não ignore os resultados ou descarte uma campanha porque não teve o impacto que pretendeu logo na primeira vez. Continue progressivamente a refinar o trabalho feito, melhorando, usando analítica para estudar e aprender, até construir uma verdadeira campanha de sucesso, com muitos cliques e mais importante, conversões em vendas (ou seja qual for o seu objetivo principal da campanha).

Gestão de Campanhas PPC

Uma vez criada a sua nova campanha, precisa de a gerir regularmente para garantir que esta continua a ser eficaz. Aliás, atividade regular na conta é um dos fatores preditivos do sucesso desta. Deverá estar continuamente a analisar a performance da sua conta e fazendo os seguintes ajustes para otimizar as suas campanhas:

  • Adicionar palavras-chave PPC – aumente o alcance das suas campanhas PPC ao adicionar palavras chave que são relevantes ao seu négocio.
  • Adicionar palavras-chave negativas – Adicione termos que não convertem às keywords negativas para melhorar a relevância da campanha e reduzir os custos desnecessários.
  • Dividir ad groups – melhore o CTR e o Quality Score ao dividir os seus grupos de anúncios em grupos mais pequenos e relevantes, o que o ajudará a criar texto de anúncio mais segmentado e landing pages mais específicas.
  • Rever palavras-chave PPC mais caras – reveja keywords caras e de má performance, para as remover, se necessário.
  • Refinar Landing Pages – modifique conteúdos e CTAs da sua landing page para a alinhar com termos de pesquisa individuais, de maneira a conseguir aumentar a taxa de conversão. Não envie todo o seu tráfego para a mesma página.

Está agora pronto para começar a usar PPC a seu favor! Se gostaria de saber mais sobre como iniciar o seu percurso em AdWords, faça-o aqui.