Transformação na Forma de Gerar Leads

A método de tradicional de gerar leads tem sofrido grandes mudanças, graças a novas técnicas de marketing online e social. Em particular, a abundância de informação prontamente disponível levou a um aumento do ‘consumidor inteligente’ que se direciona sozinho até ao ponto de decisão, bem como emergentes novas maneiras de desenvolver, nutrir e qualificar leads potenciais antes de as passar ao departamento de vendas.

Na era do ‘consumidor inteligente’, marketers precisam de encontrar novas formas de chegar aos seus potenciais clientes e fazerem-se ouvir no meio de todo o barulho.

Ao invés de se encontrar clientes através de publicidade em massa e emails em massa, as empresas devem, neste novo paradigma, focarem-se em serem encontradas, e devem aprender a construir relações duradouras com os clientes.

Esta mudança de paradigma levou a uma gigante transformação no Marketing. PMEs portuguesas que, se por norma hoje em dia não investiam em marketing tradicional, tem agora uma oportunidade de começar a investir em Marketing que lhes traz resultados, na crista da onda da mudança.

A mudança é real.

Na missão, ao invés de representar a empresa e encontrar clientes, a empresa deve-se focar em representar os clientes e ser encontrada.

Nas mecânicas e táticas, poucos e isolados canais de comunicação devem ser trocados por canais integrados e explorativos, bem como um relação contínua de educação e apoio.

O investimento por parte das PMEs portuguesas, passa a ser menos dispendioso, democratizando, p.e., as táticas de medição de impacto. A informação é mais fácil de canalizar, analisar e interpretar, sem serem muitas vezes necessárias empresas externas para providenciar estudos de mercado e medições de impacto, com plataformas que providenciam estes dados por defeito, sendo até o foco em parcerias externas focado na interpreatação desta data.

Estas são algumas das mais notáveis transformações nas formas de gerar leads que se fazem sentir no panorama de Marketing e Vendas, desde já há alguns anos para cá.

Aproveita já a oportunidade de realmente implementar táticas de Marketing que lhe trarão verdadeiro retorno duradouro.