Porquê ter um live chat no meu site?

Um live chat é conveniente, ajudará a providenciar melhor apoio ao cliente, e reforça a confiança. Muitas lojas online batalham com o problema de clientes que ao chegarem aos seus websites, sentem-se desconectados, sem possibilidade de chegar a alguém que lhes providencie respostas. Muitos negócios em recorrem ao live chat para colmatar este problema.

Exemplo de um live chat em funcionamento

Neste artigo vamos rever algumas das maiores vantagens de possuir um live chat no seu website.

Processo de compra

Especialmente em compras que necessitam de resolução de questões mais frequentemente, a possibilidade de acesso a mensagens instantâneas de apoio é uma ajuda enorme para retirar qualquer dúvida que esteja a impedir o processo de compra, o que por sua vez se reflete em mais vendas.

Neste momento, os agentes de apoio ao cliente poderão também tornar-se em agentes comerciais, pois estão em contacto com o cliente e irão rapidamente perceber as necessidades deste. Ao ter agentes qualificados para esta sensibilidade, cross e up sells tornam-se mais fáceis, conseguindo assim o agente qualificar o cliente, percebendo as necessidades do cliente e recomendar produtos que se encaixam perfeitamente.

Gif vendas por live chat

Conveniência e Confiança

Um sistema de chat online no seu website providencia acesso imediato a ajuda. Para além disto, é importante para reforçar a confiança que o cliente tem na sua loja online, principalmente se nunca contactou com ela.

Para além de colmatar todas as questões de segurança, essenciais à confiança das pessoas para efetuarem uma compra, se falarmos por exemplo de valores mais elevados que o habitual nas compras online, o live chat ajudará também a mostrar a face do negócio.

É também uma excelente maneira da pessoa recorrer a apoio com questões eventuais que surjam durante o processo de compra, sem ter que parar o que está a fazer para ligar ou enviar um email e esperar pela resposta que poderá tardar.

Os agentes passarão menos tempo ao telefone, podendo desenvolver outras tarefas durante as conversações no chat, e encurta assim o tempo de espera significativamente, comparativamente a um call center.

Vantagens competitivas

Para além de um canal de apoio, o live chat é um canal de conexão, e nada melhor do que conectar com clientes que estão já a interagir com a sua plataforma.

Se a competição não usa este canal nas plataformas, esta pode ser uma boa oportunidade para adquirir alguma vantagem competitiva. O live chat é considerado por muitas empresas como uma ferramenta essencial para providenciar um excelente apoio ao cliente, e em negócios ultra-competitivos, um live chat, que se traduz um melhor apoio ao cliente, pode ser a chave do sucesso para ter clientes a voltarem a comprar consigo.

Responder às necessidades imediatas

O processo de compras online requer algum estudo, como qualquer processo, e muito provavelmente o seu cliente chegará ao seu website já informado. Neste caso, as dúvidas serão menores e o processo de compra poderá ser mais rápido, mas muito clientes poderão querer encontrar as questões sobre produtos no seu site. Desta forma terão acesso rápido à resolução de qualquer questão.

Para além disto, mesmo um cliente com experiência em compra de produtos online, se estiver a comprar pela primeira vez na sua loja, não estará familiarizado com os processos desta. Assim, providenciar ao cliente uma maneira de o aceder imediatamente, e dar uma resposta a pronto, é uma maneira de dar respostas às necessidades imediatas que surgem durante o processo de compra, e poderão ser a diferença entre mais vendas ou menos vendas.

O live chat providencia assim acesso imediato aos pain points do cliente. Quando um cliente recorre ao live chat, este está a tentar assegurar-se que o produto irá comportar-se da maneira como está a ser publicitado ou que um cupão/promoção irá providenciar o desconto que promete. Com um live chat, oferece respostas a estas perguntas.

Conclusão

Como tivemos oportunidade de ver, um live chat oferece-lhe muitas vantagens, e o seu uso correto é uma maneira de garantir que os seus clientes sentem mais confiança na sua loja, que têm acesso a respostas úteis rapidamente, que aumenta a eficácia dos seus agentes de apoio ao cliente e que poderá aumentar as vendas com recomendações e sugestões.

Como qualquer outro canal de apoio e conexão, tem que ser feito de forma correta, e a implementação de um live chat implica algumas mudanças. Neste blog iremos explorar na categoria de Apoio ao Cliente algumas destas mudanças na implementação, de forma a que consiga retirar o maior partido de um live chat na sua loja online.

Não se esqueça que em qualquer momento poderá contactar a Digicom com qualquer questão que tenha. Poderá fazê-lo clicando aqui.